Desafios da acessibilidade no ensino superior: estudo de caso na Universidade de Aveiro

Autores

  • Elisa Maria Pivetta Universidade Regional de Santa Catarina
  • Ana Margarida Pisco Almeida Universidade de Aveiro
  • Daniela Satomi Saito Instituto Federal de Santa Catarina
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.24686

Palavras-chave:

Acessibilidade. Inclusão. Alunos com deficiência. Ensino superior.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro (Portugal) com o intuito de compreender o que uma instituição de ensino superior tem feito para que alunos com deficiência prossigam seus estudos, alcançando os níveis superior e de pós-graduação. Esse estudo permitiu verificar que os maiores desafios para a acessibilidade estão relacionados com a atitude pessoal, com a promoção da inclusão e com a possibilidade de acesso a uma aprendizagem flexível, independentemente do tempo e do espaço. E o resultado corrobora com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostrando que é crescente, mesmo que lento, o número de alunos com deficiência que procuram formação superior e aperfeiçoamento profissional.

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Publicado

2016-09-06

Como Citar

Pivetta, E. M., Almeida, A. M. P., Saito, D. S., & Ulbricht, V. R. (2016). Desafios da acessibilidade no ensino superior: estudo de caso na Universidade de Aveiro. Educação, 39(2), 166–174. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.24686

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