Diferença, diversidade e formação docente: contribuições da psicanálise à discussão da inclusão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20044Palavras-chave:
Oficio docente. Psicanálise. Subjetividade. Diferença.Resumo
A escrita aqui construída se faz como fragmento de um caleidoscópio de ideias e inquietações advindas da teoria psicanalítica que interroga a educação e seus processos no contexto brasileiro atual. Trata-se de reflexões sobre o papel, lugar, atuação do(a) professor(a) em meio às urgências da contemporaneidade e sobre as causas e os efeitos disso – tal como o mal-estar docente –, pensando no alinhavo dentro e fora das paredes das escolas que tão necessariamente têm se rodeado de questões que compõem outra partitura conceitual e também de ofício, que é atravessada pela diversidade, pela inclusão e pelas práticas educativas. Nessa costura, pode-se pensar que a linha que tece a maior parte desses processos, se não ele todo, é a formação docente, que, não de forma diferente, tem em seus retalhos partes distintas de uma construção que é também social, histórica e política, detectadas através de conversações e discursos de um somatório de sujeitos mergulhados em subjetividade e diferenças.
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