Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e Geografia

Autores

  • Humberto Perinelli Neto Universidade Estadual Paulista
  • Rodrigo Ribeiro Pazini Universidade Estadual Paulista
  • Solange Vera Nunes Lima D'água Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rafael Cardoso de Mello Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20027

Palavras-chave:

Ensino de História e de Geografia. Formação docente. Cinema.

Resumo

A importância alcançada pelas narrativas cinematográficas guarda relação com a transformação do olhar humano na modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de várias experiências em torno do emprego de filmes na educação. O projeto de pesquisa “Tempo e espaço em evidência: a produção de curtas metragens envolvendo aspectos da cidade de São José do Rio Preto como prática do ensino de História e de Geografia” faz parte do contexto de valorização do cinema nas pesquisas e práticas relacionadas ao campo da educação. Tal projeto teve como objetivo a vivência de um processo formativo baseado na produção de vídeos relacionados aos mencionados conhecimentos escolares e vinculados à realidade empírica da cidade em questão, assim como de um processo formativo que permitiu a constituição de um ethos pedagógico alicerçado na autonomia.

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Biografia do Autor

Humberto Perinelli Neto, Universidade Estadual Paulista

Doutor em História pela UNESP/Franca. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação do IBILCE/UNESP, Campus de São José do Rio Preto-SP. Atua como membro pesquisador dos grupos “Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais” (IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto) e “As tecnologias de informação e comunicação, práticas pedagógicas e a formação docente” (IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto)

Rodrigo Ribeiro Pazini, Universidade Estadual Paulista

Doutor em História pela Unesp/Franca. Professor Adjunto de Historia da Universidade Estadual do Oeste de Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon. Membro dos Grupos de Pesquisa "Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais" (UNESP), “História Cultural” (UFU) e “Historia Social do Trabalho e da Cidade” (Unioeste).

Solange Vera Nunes Lima D'água, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

outora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Professora Assistente Doutor pela Unesp, Campus de São José do Rio Preto. Coordenadora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES) no IBILCE/UNESP. Líder de Grupo de Pesquisa “Formação Docente e Práticas Educativas” (UNESP) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Cotidiano Escolar” (PUC/SP).

Rafael Cardoso de Mello, Universidade Estadual Paulista

Mestre em História e Cultura Política pela UNESP/Franca. Docente da UNESP/São José do Rio Preto, no curso de Pedagogia/PARFOR e do Centro Universitário Barão de Mauá/Ribeirão Preto. É pesquisador em diversos grupos de pesquisas localizados em Instituições de Ensino Superior diferentes; a saber: Grupo ELO–USP, CIER–UNESP e GEPALLE–USP.

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

Neto, H. P., Pazini, R. R., Lima D’água, S. V. N., & Mello, R. C. de. (2016). Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e Geografia. Educação, 39(2), 211–219. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20027

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