Formação e autonomia docente: reflexões sobre a experiência cinematográfica nos ensinos de História e Geografia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20027Palavras-chave:
Ensino de História e de Geografia. Formação docente. Cinema.Resumo
A importância alcançada pelas narrativas cinematográficas guarda relação com a transformação do olhar humano na modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de várias experiências em torno do emprego de filmes na educação. O projeto de pesquisa “Tempo e espaço em evidência: a produção de curtas metragens envolvendo aspectos da cidade de São José do Rio Preto como prática do ensino de História e de Geografia” faz parte do contexto de valorização do cinema nas pesquisas e práticas relacionadas ao campo da educação. Tal projeto teve como objetivo a vivência de um processo formativo baseado na produção de vídeos relacionados aos mencionados conhecimentos escolares e vinculados à realidade empírica da cidade em questão, assim como de um processo formativo que permitiu a constituição de um ethos pedagógico alicerçado na autonomia.
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