A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.19658Palavras-chave:
Pesquisa em educação. Pós-graduação em educação. Internacionalização. Grupos de pesquisa. Realidade regional.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar marcas do percurso e tendências da pesquisa na Região Sul do Brasil. Como base para o estudo foram utilizados relatórios dos programas de pós-graduação em educação e consultados coordenadores e pesquisadores selecionados da região. Dentre as marcas do percurso são destacadas as seguintes: a) a origem marcada pelos desafios da realidade regional; b) o forte espírito coletivo; c) a necessidade de construir a identidade através de suas revistas e temas de pesquisa. São também identificadas três tendências: a) o deslocamento da prática individual para a prática coletiva da pesquisa; b) o movimento em busca da internacionalização; c) a busca da qualidade da produção em meio a controvertidos processos de avaliação. Como conclusão, aponta-se para o fato de que a) existe um importante potencial de pesquisa construído na região, tanto em termos de cobertura geográfica quanto de recursos humanos, e b) a ‘consolidação’ ainda expressa a realidade de grande parte dos programas de pós-graduação.
Downloads
Referências
ARONSKIND, Ricardo. Uma universidade para América Latina. In: RINESI, Eduardo (Coord.). Ahora es quando: internacionalización e integración regional universitária em América Latina. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern; Gulherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002
GANDIN, Luís Armando. Pesquisar em educação: desafios contemporâneos. Educação & realidade, v. 36, n. 2, p. 337-345, maio/ago 2011.
GHIGGI, Gomercindo; STRECK, Danilo Romeu. Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos). Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 10, n. 22, p. 1111-1128, dezembro de 2013. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2013.v10.465
HISTÓRIA DO INEP. Disponível em: <http://portal.inep.gov. br/institucional-historia>. Acesso em: 24 set. 2014.
LANGUAGE Policy at German Universities (Resolution of the 11th General Meeting of 22 November 2011). Bonn: HRK, April 2012. p. 51-67.
MACEDO, Elizabeth; SOUSA, Clarilza Prado de. A pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 166-202, jan./abr. 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000100012 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100012
PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; BERBEL, Neusi Aparecida Navas Berbel (Org.). Pesquisas em educação: inquietações e desafios. Londrina, Paraná: Eduel, 2012.
QUARTIERO, Elisa Maria; SHIROMA, Eneida. Pesquisa em educação na Região Sul: dez anos de Anped Sul. In:
QUARTIERO, Elisa Maria; SOMMER, Luís Henrique (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da Região Sul. Canoas: Ed. Ulbra, 2008. p. 13-31.
QUARTIERO, Elisa Maria; SOMMER, Luís Henrique (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da Região Sul. Canoas: Ed. Ulbra, 2008.
RAMOS, Flávia Brocchetto, PAVIANI, Neires Maria Soldatelli, AZEVEDO, Tânia Maris de (Org.). A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: múltiplos olhares. Caxias do Sul: Educs; São Leopoldo: Casa Leiria, 2012.
ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Pesquisar a educação em uma era globalizante. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 347 363, maio/ago. 2011.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Júlia ou a nova Heloísa. São Paulo: Hucitec, 1994.
TEICHLER, Ulrich. The many forms of internationalization. Hochschulrektorenkonferenz. Bonn: HRK, February 2010. p. 21-42.
YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; TOURINHO, Emmanuel Zagury; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Produção científica e “produtivismo”: há alguma luz no final do túnel? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 18, p. 727-750, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v9.364
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.