Memoriais de formação: o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18150Palavras-chave:
Escrita. Experiência estética. Arte educação.Resumo
Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.Downloads
Referências
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