Algumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de Kant

Autores

  • Edmilson Menezes Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Carlota Boto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16740

Palavras-chave:

Educação. Moral. Instrução. Disciplina. Rousseau. Kant.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo estabelecer alguma reflexão sobre o tema da educação e da ética a partir da leitura acerca do pensamento pedagógico de Kant expresso no texto Sobre a pedagogia. O referido trabalho origina-se de um curso ministrado pelo filósofo junto à Universidade de Könisberg. É considerado pela literatura como um texto menor, em virtude inclusive de ter sido publicado postumamente por um de Kant – Theodor Rink –, a partir de notas e apontamentos tomados para as preleções do professor sobre temas concernentes à pedagogia. Compreende-se que o texto Sobre a pedagogia ilustra o modo pelo qual Kant pensava a educação. Iluminado pelos escritos de Rousseau, mas profundamente tributário da literatura da Ilustração, destaca-se no trabalho a busca de compreensão da questão da moralidade. Kant considera uma dimensão moral inclusive no ato de instruir, cuja âncora deve ser a transposição da natureza para preparar a maioridade do juízo, e a infância e a juventude para a vida na coletividade.

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Biografia do Autor

Edmilson Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui pós-doutorado em História da Filosofia Moderna pela Université de Paris I / Panthéon - Sorbonne e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutoral na Université Catholique de Louvain. É professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade. Na mesma universidade, é membro do quadro docente dos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da História, trabalhando principalmente com os seguintes temas e autores: Kant, Voltaire, Filosofia da Aufklärung e Modernidade Filosófica. (Texto informado pelo autor)

Carlota Boto, Universidade de São Paulo

Carlota Boto é Professora Associada da Faculdade de Educação da USP. Concluiu Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério no Colégio Nossa Senhora de Sion (1980) em São Paulo. Formou-se na USP em Pedagogia (1983) e em História (1988). É Mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), Doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e Livre-Docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). Iniciou sua carreira no magistério primário em 1981, lecionando em São Paulo, no Colégio São Norberto (1981-1982), onde trabalhou como professora regente de classes de 1a e 2a séries; e na Escola Morumbi (1983-1987), como professora regente de classes de 4as-séries. Lecionou História e Filosofia da Educação no curso de Magistério do Colégio Luís de Camões (1985). Foi professora de História da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Campus de Araraquara, onde lecionou entre 1987 e 2002. Durante o período de elaboração de sua tese de doutoramento, contou com um estágio de pesquisa de 16 meses no Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992-1994). Desde 2001, é professora de Filosofia da Educação na FEUSP. É autora do livro A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa , publicado pela Editora Unesp (1996) e do livro A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar , publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (2012). Desde 2009, é Bolsista Produtividade do CNPQ.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Santos, E. M., & Boto, C. (2014). Algumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de Kant. Educação, 37(3), 441–453. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16740