Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites
Palavras-chave:
educação em direitos humanos, planos de ação, políticas públicas, democraciaResumo
A educação em direitos humanos (EDH) vem avançando nas últimas décadas, em vários países, seguindo as diretrizes internacionais para a área. No Brasil, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2003) um conjunto de ações no ensino formal foi sendo desenvolvido. Em 2010 a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apoiaram as Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Planos de Ação de Educação em Direitos Humanos. A análise dessa realidade e o acompanhamento das ações propostas são fundamentais para a ampliação e/ou reorientação desse trabalho, de forma a contribuir para que a EDH se institucionalize enquanto política pública. Este artigo discute os avanços e as limitações da EDH no Brasil, a partir de seu contexto, de seu processo de desenvolvimento, com base na literatura da área, análise documental do PNEDH e dos Planos de Ação.Downloads
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Publicado
2013-02-15
Como Citar
Silva, A. M. M., & Tavares, C. (2013). Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, 36(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12315
Edição
Seção
Dossiê - Educação em Direitos Humanos: diferentes enfoques e sentidos em negociação

