Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau)
Palavras-chave:
educação, conhecimento, inatismo, educação natural, criança, aprendizagemResumo
O artigo trata da relação entre educação e formas de conhecimento. Busca esclarecer em que sentido certa noção epistemológica de educação pode influenciar decisivamente na relação entre educador e educando, mais precisamente na maneira como o educador concebe o modo como o educando aprende. Analisa, como caso ilustrativo, o modelo inatista antigo, que tem sua referência maior no Menão de Platão e, modernamente, o modelo da educação natural, desenvolvido por Jean-Jacques Rousseau no Émile. Defende a tese de que a educação natural, ao basear-se na experiência e nos sentidos da criança e na educação pelas coisas, representa uma objeção consistente ao modelo inatista clássico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Dalbosco, C. A. (2012). Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, 35(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/11640
Edição
Seção
Outros Temas

