Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira
Palavras-chave:
formação docente, história e cultura afro-brasileira, narrativasResumo
Este artigo analisa as representações das professoras e dos professores sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ambiente escolar outorgada pela Lei 10.639/2003. Utiliza o eixo explicativo dos Estudos Culturais por entender que a produção de saberes é construída por um cruzamento de narrativas, que ora se combinam, ora se negam. Apresenta os dados coletados junto a um grupo de docentes que frequentaram um curso de extensão intitulado: O cinema no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. Os resultados indicam que para reconhecer os sujeitos sociais com equidade nos processos educativos exige-se o desenvolvimento de um novo olhar e uma nova postura para identificar as diferentes culturas que se entrelaçam no ambiente escolar.Downloads
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Felipe, D. A., & Teruya, T. K. (2012). Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Educação, 35(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/11634
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