Fixação de fronteiras ou mudança por aproximação? Sobre a tensa relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação

Autores

  • Hans-Christoph Koller Universidade de Hamburg

Palavras-chave:

educação, teoria educacional, pesquisa empírica em educação

Resumo

Tendo como pano de fundo o debate sobre a relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação, o artigo investiga: 1) o que está em jogo nessa relação, 2) o que se entende respectivamente por teoria educacional e por pesquisa empírica em educação, bem como quais pontos fortes e fracos lhes são atribuídos, 3) como é e como deveria ser considerada a relação entre essas duas abordagens e 4) que iniciativas de associação entre pesquisa educacional e pesquisa empírica em educação existem. No artigo é defendida a tese de que um estrito estabelecimento de fronteiras entre as duas posições é improdutivo e que, em seu lugar, é desejável uma associação entre reflexão em teoria educacional e pesquisa empírica, com reconhecimento recíproco de diferenças.

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Como Citar

Koller, H.-C. (2012). Fixação de fronteiras ou mudança por aproximação? Sobre a tensa relação entre teoria educacional e pesquisa empírica em educação. Educação, 35(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/11629

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