A institucionalização da disciplina História da Educação na Escola Normal mineira na primeira metade do século XX

Autores

  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosângela Maria Castro Guimarães

Palavras-chave:

disciplina escolar, história da educação, escola normal

Resumo

Este estudo trata da apresentação dos resultados de investigação sobre o surgimento, a constituição e a institucionalização da História da Educação como disciplina escolar em cursos de formação de professores. Nesse caso, examina-se o processo de introdução da disciplina nos cursos normais mineiros, a partir do Decreto 8162, de 20 de janeiro de 1928, e de seus regulamentos, instituídos durante o governo de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que, à época, fora secretariado por Francisco Campos. Esse processo de institucionalização da disciplina ocorreu em meio a um contexto de reformas educacionais em Minas Gerais, que também estavam por acontecer em outros estados brasileiros, sob a influência significativa dos princípios escolanovistas e da forma tomada pela formação de professores, em especial, na Europa e nos Estados Unidos. As fontes utilizadas incluem a legislação educacional mineira do período e a bibliografia de referência existente.

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Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Décio Gatti Júnior é graduado em História e em Pedagogia. Mestre e doutor em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Denice Barbara Catani. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 1D (2010-2014). Membro da Câmara de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da FAPEMIG (2008-2012). Professor de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual: integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE); participa do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU); edita os periódicos: "Educação e Filosofia" e "Cadernos de História da Educação". Autor do livro A escrita escolar da História (Edusc/Edufu, 2004). Organizador, em parceria com José Carlos Souza Araújo, do livro Novos Temas em História da Educação (Autores Associados/Edufu, 2002); em parceria com Geraldo Inácio Filho, do livro História da Educação em Perspectiva (Autores Associados/Edufu, 2005); em parceria com Joaquim Pintassilgo, do livro Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino em História da Educação (Edufu, 2007); em parceria com Carlos Monarcha e Maria Helena Camara Bastos, do livro O Ensino de História da Educação em Perspectiva Internacional (Edufu, 2009); em parceria com Selva Guimarães Fonseca, do livro Perspectivas do Ensino de História (Edufu, 2011), em parceria com Marta Maria Chagas de Carvalho, do livro O Ensino de História da Educação (EDUFES/SBHE, 2011). Possui ainda diversas publicações de capítulos, artigos em periódicos e trabalhos completos em anais. Membro e sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de História (ANPUH), membro do GT- Uberlândia do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Educacionais, História das Disciplinas Escolares, Ensino de História e Livro Didático.

Rosângela Maria Castro Guimarães

Possui licenciatura em História (1978), Especialização em Educação (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Ingressou em 2008 no doutorado (linha de pesquisa História e Historiografia da Educação) através do PPGED da FACED-UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Exerceu a função de professora de História no ensino Fundamental e Médio no período de 1978 a 2004. Exerceu o cargo de vice diretora no período de 01/02/93 a 01/08/95.Trabalhou no CEFOR - Centro de Formação Permanente de Professores da Secretaria Muncipal de Educação de Uberaba. Atua principalmente nos seguintes temas: novas abordagens ao ensino de História, formação de professores, formação continuada, ensino público na modernidade, ensino público na primeira república, período republicano, grupo escolar, cultura escolar, história de disciplina escolar

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Como Citar

Júnior, D. G., & Guimarães, R. M. C. (2012). A institucionalização da disciplina História da Educação na Escola Normal mineira na primeira metade do século XX. Educação, 35(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/10353

Edição

Seção

Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação