Sistemas integrados de gestão (ERP): aprimorando a qualidade a partir da percepção dos usuários
Palabras clave:
ERP. qualidade. usuários de SI. Avaliação de SI. Qualidade. Sistemas Integrados de Gestão. IS evaluation. Quality. Enterprise Resource PlanningResumen
Os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) possuem um papel fundamental na eficiência da gestão da informação corporativa. Entretanto, nem sempre se consegue obter o retorno desejado e reclamações de usuários não são incomuns. O objetivo deste estudo é analisar como a percepção do usuário final em relação à qualidade dos sistemas de ERP pode contribuir para a melhoria destes sistemas. Para atingir este objetivo, realizou-se um estudo de caso em uma empresa de médio porte que atua no setor de agronegócios nos estados da Região Sul do Brasil. Um conjunto de sugestões de melhorias foi identificado a partir da realização de 26 entrevistas semi-estruturadas com usuários de um sistema de ERP da empresa. Posteriormente, um questionário estruturado foi aplicado com representantes de 30 filias da empresa para avaliar a importância das sugestões realizadas, cuja viabilidade de implantação foi analisada posteriormente em conjunto com os responsáveis pela área de TI da própria organização. A pesquisa demonstrou que das opiniões dos usuários é possível gerar um conjunto de melhorias significativas, sendo a maioria delas viáveis de serem implementadas.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.