O relacionamento sustenta a cooperação empresarial? Uma análise do relacionamento interno em duas redes horizontais

Autores/as

  • Ingridi Vargas Bortolaso Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jorge Renato Verschoore Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Álvaro Sergio Enes do Vale Jr. Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Pequenas Empresas. Cooperação. Redes. Relacionamento.

Resumen

As redes de cooperação tornam-se essenciais para as pequenas e médias
empresas (PMEs) se manterem competitivas no mercado. À medida que as redes foram se desenvolvendo surgiram novos desafios e entraves, como por exemplo, os problemas relacionados a gestão da rede como um todo. Neste sentido, foi proposto um Modelo de Referência para Avaliação de Redes de Cooperação Empresariais, sendo desenvolvido sete critérios para avaliar a gestão das redes, oferecendo formas de melhor gerir através de boas práticas identificadas. Esta trabalho apresenta um dos sete critérios: o relacionamento.
Assim, analisa comparativamente o nível de relacionamento de duas redes previamente escolhidas, Redes R e P. O método empregado foi o estudo de caso múltiplos em virtude de propiciar aos pesquisadores um estudo em profundidade de poucos objetos de forma ampla e detalhada. Para analisar os dados coletados, foram selecionados três subcritérios que foram comparativamente analisados entre as redes escolhidas quanto ao seu nível de desenvolvimento. Nos resultados a Rede R apresentou nível superior a Rede P, sugerindo-se a esta ações praticadas pela Rede R para melhorar seu relacionamento visto a importância deste critério para manutenção das redes.

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Publicado

2015-07-15

Número

Sección

Artigos