Interfaces entre cultura organizacional e comunicação organizacional: um estudo multicasos em universidades

Autores/as

  • Cassiana Maris Lima Cruz Universidade de Passo Fundo
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo
  • Denise Carvalho Tatim Universidade de Passo Fundo
  • Aline Mara Meurer Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Universidades

Resumen

Este estudo assume que a cultura organizacional e a comunicação organizacional
encontram-se em relação direta de interdependência (BALDISSERA, 2008b), pois é nos processos comunicacionais que a cultura organizacional se legitima ou é transformada. Através de um estudo multicasos, realizado em universidades do Rio Grande do Sul, a investigação buscou desvelar as interfaces entre a cultura organizacional e a comunicação organizacional. Para tanto, foi necessário conhecer aspectos que caracterizam a cultura nas instituições, a compreensão sobre a sua concepção e, a concepção de comunicação organizacional. Tendo por referência esses objetivos, recorreu-se a um referencial teórico que subsidiasse a discussão sobre cultura e comunicação nas universidades numa perspectiva inter-relacional. Para tanto, buscou-se os princípios da complexidade propostos por Morin (2003a), objetivando uma compreensão organizativa, sistêmica e complexa da instituição universidade. O desvelar dos resultados demonstraram que a comunicação é planejada em uma das universidades tendo por objetivo manter a cultura institucional, estando presente nos documentos oficiais da instituição, ratificados nas falas dos entrevistados; nas outras duas universidades, o cotidiano organizacional revelou práticas culturais tecidas no decorrer de sua existência consolidadas nos e pelos processos comunicacionais. Considerando os resultados, entende-se a comunicação organizacional como estratégica para as universidades.

Biografía del autor/a

Cassiana Maris Lima Cruz, Universidade de Passo Fundo

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis FEAC/UPF. Mestrado em Administração (UFSC), Doutorado em Comunicação Social (FAMECOS/PUCRS).

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis FEAC/UPF. Mestrado em Administração (FACE/PUCRS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFRGS).

Denise Carvalho Tatim, Universidade de Passo Fundo

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis FEAC/UPF. Mestrado em Administração (UFSC), Doutorado em Psicologia (PUCRS).

Aline Mara Meurer, Universidade de Passo Fundo

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis FEAC/UPF. Mestrado em Administração (FACE/PUCRS).

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Publicado

2015-07-16

Número

Sección

Artigos