Análise da importância em pesquisas de satisfação através da regressão múltipla: estudo do efeito de diferentes pontos de escala

Autores/as

  • Fabiano Larentis UFRGS
  • Cíntia Paese Giacomello UFRGS
  • Maria Emília Camargo UFSC

Palabras clave:

Pesquisa de satisfação. Pontos de escala. Análise da importância. Análise de regressão múltipla.

Resumen

O uso de pesquisas de satisfação é fundamental para se captar a voz do cliente, em termos do que ela oferece ao mercado e o que é esperado. Um aspecto de destaque dentro das pesquisas de satisfação é poder identificar quais itens dentro de uma dimensão merecem maior atenção, através da análise da importância. Uma das formas é analisá-la de maneira direta, solicitando ao respondente a indicação de um nível de importância para os mesmos itens avaliados para a satisfação. Outra maneira é a importância derivada, a partir da Análise de Regressão Múltipla. No entanto, o uso de determinado número de pontos de escala e a forma como os pontos são rotulados pode interferir nos resultados de uma regressão. Este estudo objetiva identificar qual a configuração de escala (pontos) é mais apropriada para analisar a importância. Desenvolveu-se uma pesquisa de satisfação junto a 177 alunos de graduação, utilizando o mesmo instrumento com quatro diferentes escalas de resposta: 5, 6, 7 e 11 pontos. Os resultados indicam que a escala de 7 pontos se apresenta superior às outras. Ratifica-se todavia a necessidade de avaliação das circunstâncias de uso das escalas e a necessidade de se considerar qual a configuração mais apropriada.

Biografía del autor/a

Fabiano Larentis, UFRGS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA_UCS), Mestrado

 

Cíntia Paese Giacomello, UFRGS

Docente do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia -UCS Campus Universitário da Região dos Vinhedos

Maria Emília Camargo, UFSC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA_UCS), Mestrado

Docente do Doutorado em Administração - Associação UCS PUCRS

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Publicado

2015-07-15

Número

Sección

Artigos