Sistemas integrados de gestão (ERP): aprimorando a qualidade a partir da percepção dos usuários

Autores

  • Mauricio Gregianin Testa PUCRS
  • Edimara Mezzomo Luciano PUCRS
  • Giovana Cássia da Silva Nadler PUCRS

Palavras-chave:

ERP. qualidade. usuários de SI. Avaliação de SI. Qualidade. Sistemas Integrados de Gestão. IS evaluation. Quality. Enterprise Resource Planning

Resumo

Os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) possuem um papel fundamental na eficiência da gestão da informação corporativa. Entretanto, nem sempre se consegue obter o retorno desejado e reclamações de usuários não são incomuns. O objetivo deste estudo é analisar como a percepção do usuário final em relação à qualidade dos sistemas de ERP pode contribuir para a melhoria destes sistemas. Para atingir este objetivo, realizou-se um estudo de caso em uma empresa de médio porte que atua no setor de agronegócios nos estados da Região Sul do Brasil. Um conjunto de sugestões de melhorias foi identificado a partir da realização de 26 entrevistas semi-estruturadas com usuários de um sistema de ERP da empresa. Posteriormente, um questionário estruturado foi aplicado com representantes de 30 filias da empresa para avaliar a importância das sugestões realizadas, cuja viabilidade de implantação foi analisada posteriormente em conjunto com os responsáveis pela área de TI da própria organização. A pesquisa demonstrou que das opiniões dos usuários é possível gerar um conjunto de melhorias significativas, sendo a maioria delas viáveis de serem implementadas.

Downloads

Publicado

2009-11-03

Edição

Seção

Artigos