O estado emocional dos docentes brasileiros no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.45895

Palavras-chave:

professores, pandemia covid 19, sentimentos, análise fatorial

Resumo

O estudo caracteriza o estado emocional docente e analisa os fatores associados em uma perspectiva de reabertura de escolas (segundo semestre de 2021) no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Uma websurvey elaborada pelo Instituto Península foi aplicada com aproximadamente dois mil professores brasileiros de escolas públicas e privadas. A metodologia foi análise fatorial com a extração das componentes principais para a elaboração das variáveis latentes (1 – Sentimentos positivos; 2 – Esgotamento; 3 – Exaustão emocional) para a construção dos perfis docentes. Posteriormente, empregou-se regressão linear para a análise dos fatores associados. Os resultados apontam para a necessidade, por parte dos docentes, de apoio pedagógico especialmente quando se sentem cansados ou depressivos.

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Biografia do Autor

Natalia Puentes-Montoya, Instituto Península, São Paulo, SP, Brasil.

Cientista política e Mestra em Gestão e Política Pública. Atualmente é coordenadora de políticas educacionais e advocacy do Instituto Península em São Paulo. Trabalha em alinhamento permanente com o Movimento Profissão Docente, organização sem fins lucrativos que fomenta a valorização e a profissionalização da carreira docente.

Marina Ferraz, Instituto Península, São Paulo, SP, Brasil.

Economista e Mestra em Gestão e Política Pública. Especialista em Avaliação de Programas e Políticas Educacionais. Atualmente é coordenadora de pesquisas, assim como da área de dados no Instituto Península.

Marco Tulio Aniceto França, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto na Escola de Negócios e no Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Lauana Rossetto Lazaretti, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, DF, Brasil.

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é pós-doutoranda em Família e Políticas Públicas no Brasil na Universidade Federal de Santa Maria.

Gustavo Saraiva Frio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor no Programa de Pós Graduação em Economia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Atualmente é Professor na Escola de Negócios – PUCRS.

Lorenzo Luiz Bianchi, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS; Evidências Express – Escritório Nacional de Administração Pública, Brasília, DF, Brasil.

Mestre em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Puentes-Montoya, N., Ferraz, M., Aniceto França, M. T., Rossetto Lazaretti, L., Saraiva Frio, G., & Luiz Bianchi, L. (2024). O estado emocional dos docentes brasileiros no contexto da pandemia de Covid-19. Conversas & Controvérsias, 11(1), e45895. https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.45895

Edição

Seção

Pesquisa Social e suas contribuições para o desenvolvimento de Políticas Públicas e Organizacionais