Interação social, novas mídias e cidadania: apontamentos para a análise da recomposição de identidades ameaçadas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.2.3522Palavras-chave:
interação social, novas mídias, cidadania, identidades.Resumo
Diferentes tipos de fatores podem provocar a deterioração da habilidade individual em construir um self autônomo, afetando sua capacidade de interação social. Com o apoio de novas mídias algumas experiências procuram rearticular os selves deteriorados ou em processo de deterioração. Entre as características mais relevantes das novas mídias, a representação numérica parece ser a mais importante. As condições de possibilidade da cidadania são fortemente influenciadas pelo controle de recursos simbólicos, fundamentais no estabelecimento de relações interativas, consideradas aqui como uma pré-condição para o reconhecimento social. Nesse sentido, relevantes parecem ser não apenas os recursos materiais, dados pelas condições econômicas, mas especialmente os recursos simbólicos controlados pelos indivíduos. Este artigo aborda essas questões através de uma discussão teórica. Palavras-chave: interação social, novas mídias, cidadania, identidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-10-17
Como Citar
Santos, H. (2007). Interação social, novas mídias e cidadania: apontamentos para a análise da recomposição de identidades ameaçadas. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 7(2), 9–24. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.2.3522
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).