Merging different interactivity perspectives: 1.0 and 2.0 frameworks

Autores/as

  • Gabriella Taddeo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.1.5574

Palabras clave:

Interatividade, Participação, Público ativo, Interação quase-mediada, Alfabetização em novas mídias

Resumen

Meu objetivo neste trabalho é apresentar uma análise do conceito de interatividade audiovisual e sua evolução em relação à web 2.0 e à cultura participativa. Um breve referencial teórico sobre o conceito de interatividade e sua evolução nas últimas décadas será seguido por uma análise do conceito tradicional de interatividade baseado em uma relação usuário-meio fechada. Ao final vou ainda articular a minha reflexão sobre novas formas de interatividade que se baseiam em um modelo mais participativo no qual os usuários interagem entre si e criam comunidades dentro e através dos ambientes de mídia interativos. Utilizando o referencial teórico de Thompson (1995) sobre interação mediada, meu objetivo será definir como novas estratégias participativas da TV 2.0 estão criando não apenas novas formas de conteúdo e de linguagem, como também “interações quase-mediadas” entre produtores de mídia e seu público. Esses ambientes são, então, caracterizados por um diálogo indireto e uma complexa competição para o domínio do imaginário midiático. Palavras-chave: Interatividade; Participação; Público ativo; Interação quase-mediada; Alfabetização em novas mídias

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

2009-10-20

Cómo citar

Taddeo, G. (2009). Merging different interactivity perspectives: 1.0 and 2.0 frameworks. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 9(1), 133–148. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.1.5574