“I’m just as Rock ’n’ Roll fan” : Popular music as a meaning resource for aging
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.1.5573Palabras clave:
Música popular, Idosos, Auto-identidade, “Baby boomers”, Socialização de adultosResumen
Tanto críticos quanto fãs têm tradicionalmente encarado a música popular, especialmente em termos de suas interações de rock ’n’ roll, como um recurso de significado da juventude navegando ao longo da adolescência. O objetivo deste artigo é discutir a relevância da música popular para a auto-identidade ao longo da meia-idade e adiante. A base teórica para esta discussão é uma síntese de idéias sobre envelhecimento a partir do existencialismo e do interacionismo simbólico. O pensamento social existencial nos diz que o processo de auto-desenvolvimento é uma constante ao longo da vida. O que muda são circunstâncias da vida, o processo de idade biológica e afetiva, reavaliação do passado e relações estratégicas com os outros. A geração “baby boomer” foi a primeira geração ocidental a crescer inteiramente no mundo da música e da cultura do rock ’n’ roll, e muitos baby boomers vivenciaram o rock ’n’ roll como roteiro padrão para a vida. Por isso, esta fonte cultural altamente auto-integrativa, reforçada pelo poder dos meios de comunicação de massa, continua a ser central para a autoidentidade de muitos baby-boomers na medida em que se aproximam da velhice. O autor investiga a variedade de maneiras que baby boomers idosos mantém o rock ’n’ roll em suas vidas, com um interesse profundo pela autenticidade da sua música. Exemplos incluem a compra e execução de rádio por satélite e outras tecnologias que reforçam o status; o uso de música rock para cultivar romantismo e intimidade; apreço pela música pop em atividades religiosas e durante experiências espirituais; o uso do rock para expressar temas políticos e ser avôs por intermédio de Hannah Montana. Palavras-chave: Música popular; Idosos; Auto-identidade; “Baby boomers”; Socialização de adultosDescargas
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