States of mutation: Re-configurations of modern state, business, and media
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.1.5540Palabras clave:
Estado moderno, Mídia, Empresas, Parcerias, Responsabilidade socialResumen
O artigo analisa as transformações e novas configurações entre estado, empresas e mídia em Porto Rico. As demarcações tradicionais entre essas três esferas encontram-se em transformação, assim como suas redes sócio-políticas correspondentes, expondo novos cenários públicos e privados. O estado realizou um “enxugamento” mediante “parcerias” com empresas privadas e organizações não-governamentais. Simultaneamente, as empresas assumiram um discurso de “responsabilidade social”, participando em projetos conjuntos com agências locais do estado e ONGs. O envolvimento crescente da mídia em temas sociais, em alguns momentos próximo da independência em relação às diretrizes estabelecidas pelo estado, em outros em parceria direta com o estado, é um aspecto importante da sociedade midiática. Argumenta-se que a crescente metamorfose das mídias em parceria com outras iniciativas privadas constitui-se entidades que assumem papéis exercidos anteriormente exclusivamente pelo estado, assim como uma transformação concomitante do estado, resultando aparentemente em uma entidade midiática-governamental. Os novos realinhamentos dessas esferas ensejam redes estruturais que reconfiguram o mundo social e público. Neste sentido, podemos identificar transformações sociais contemporâneas, exigindo novas conceitualizações e análises, resultando de uma configuração social emergente com formas sócio-políticas e culturais fluídas. Palavras-chave: Estado moderno; Mídia; Empresas; Parcerias; Responsabilidade socialDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El envío de originales para esta revista implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autoría para los artículos publicados son del autor, con derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores solamente podrán utilizar los mismos resultados en otras publicados indicando claramente esta revista como el medio de la publicación original. En virtud de ser una revista de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas, desde que se cite la fuente (por favor, vea a Licencia Creative Commons a pie de esta página).