Do reconhecimento recíproco à sociedade efetivamente social: considerações sobre a obra recente de Axel Honneth
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.3.29445Palabras clave:
Reconhecimento recíproco. Intersubjetividade institucional. Liberdade social. Socialismo. Luta por reconhecimento.Resumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre a obra recente de Axel Honneth. Começando por uma exposição de seu projeto teórico mais amplo, descrito em O direito da liberdade (2011) como uma teoria da justiça sociologicamente ancorada, o artigo demonstra como Honneth se move da ideia de uma luta por reconhecimento em direção à ideia de intersubjetividade institucional. Este movimento, porém, é acompanhado por críticas que vêm nesta passagem o abandono das ambições críticas de seu modelo e um compromisso reformista com a ordem capitalista de mercado. A fim de responder a estas objeções, Honneth propõe uma reatualização da ideia do socialismo (2015) a partir da noção de liberdade social, concluindo com uma distinção entre duas formas de luta por reconhecimento, uma interna e outra externa – e defendendo as vantagens da primeira.Descargas
Citas
ALLEN, Amy. The end of progress: decolonizing the normative foundations of Critical Theory. New York: Columbia University Press, 2016 <10.7312/alle17324>.
BIDET, Jacques; KOUVELAKIS, Stathis. Critical companion to contemporary Marxism. Leiden: Brill, 2008.
DERANTY, Jean-Philippe. Marx, Honneth and the contemporary tasks of a Critical Theory. Ethical theory and moral practice, v. 16, n. 4, p. 745-758, 2013 <10.1007/s10677-013-9407-6>.
FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A politicalphilosophical exchange. London: Verso, 2003.
FREYENHAGEN, Fabian. Honneth on social pathologies: a critique. Critical Horizons, v. 16, n. 2, p. 131-152, 2015 <10.1179/1440991715Z.00000000044>.
HONNETH, Axel. Leiden an Unbestimmtheit: eine Reaktualisierung der Hegelschen Rechtsphilosophie. Stuttgart: Reclam, 2001.
HONNETH, Axel. Kampf um Anerkennung: zur moralischen Grammatik sozialer Konflikte. Mit einem neuen Nachwort. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2003 [1994].
HONNETH, Axel. Das Recht der Freiheit: Grundriß einer demokratischen Sittlichkeit. Berlin: Suhrkamp, 2011.
HONNETH, Axel. Die Idee des Sozialismus: Verusch einer Aktualisierung. Berlin: Suhrkamp, 2015.
HONNETH, Axel. Remarks on the philosophical approach of Jacques Rancière. In: Axel Honneth; Jacques Rancière; Katie Genel; Jean-philippe Deranty (orgs.). Recognition or disagreement: a critical encounter on the politics of freedom, equality and identity. New York: Columbia University Press, 2016. p. 96-106 <10.7312/honn17716>.
McBRIDE, Cillian. Recognition. Cambridge: Polity, 2013.
PINZANI, Alessandro. Resenha de “Die Idee des Sozialismus”. Ethic@, v. 15, n. 1, p. 191-200, 2016 <10.5007/1677-2954.2016v15n1p191>.
RANCIÈRE, Jacques. Critical questions on the theory of recognition. In: Axel Honneth; Jacques Rancière; Katie Genel; Jean-Philippe Deranty (orgs.). Recognition or disagreement: a critical encounter on the politics of freedom, equality and identity. New York: Columbia University Press, 2016, p. 83-95.
SCHAUB, Jörg. Misdevelopments, pathologies and normative revolutions: normative reconstruction as method of Critical Theory. Critical Horizons, v. 16, n. 2, p. 107-130, 2015 <10.1179/1440991715Z.00000000043>.
SCHEUERMAN, William E. Recent Frankfurt Critical Theory: down on law? Constellations, v. 24, n. 1, p. 113-125, 2017 <10.1111/1467-8675.12218>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Civitas: Revista de Ciências Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El envío de originales para esta revista implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autoría para los artículos publicados son del autor, con derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores solamente podrán utilizar los mismos resultados en otras publicados indicando claramente esta revista como el medio de la publicación original. En virtud de ser una revista de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas, desde que se cite la fuente (por favor, vea a Licencia Creative Commons a pie de esta página).