Cidadania, reconhecimento e ação afirmativa no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.4.23251Palabras clave:
Cidadania. Ação afirmativa. Reconhecimento. Movimento negro. Esfera pública.Resumen
O presente artigo analisa a implantação das políticas de ação afirmativa nas universidades públicas à luz dos principais conceitos que ajudam na compreensão das mudanças ocorridas no acesso ao ensino superior entre 2002 e 2012. Enfatiza a redemocratização, ação do movimento negro e a controvérsia em torno da adoção das “cotas raciais”. Assim, conceitos como cidadania, esfera pública, direitos, reconhecimento, ação coletiva e identidade serão aqueles privilegiados na análise, pois têm grande validade heurística para se entenderem as mudanças ocorridas no acesso ao ensino superior em direção a sua maior diversidade e inclusão social. Mostra como, em um período de dez anos, mais de 70% das universidades públicas enfrentaram desafios para sua transformação em uma instituição que incorpore a ideia do direito social do acesso à educação de forma mais substantiva.
Descargas
Citas
ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar (orgs.). Histórias do movimento negro no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
APPIAH, K. Anthony. Identity, authenticity, survival. In: Amy Gutmann (org.). Multiculturalism. Princeton: The Princeton University Press, 1994. p. 149-163.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.
BARBOSA, Joaquim. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
BENHABIB, Seyla. Models of public sphere: Hannah Arendt, the liberal tradition and Jürgen Habermas. In: Craic Calhoun (org.). Habermas and the public sphere. Massachusetts: The MIT Press, 1999. p. 73-98.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
CARVALHO, José Murilo. Os bestializados. São Paulo: Cia. Das Letras, 1991.
COSTA, Emília Viotti. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Grijalbo, 1977.
COSTA, Sérgio. As cores de Ercília. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
DaMATTA, Roberto. Relativizando. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova cidadania. In: Evelina Dagnino (org.). Política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 103-115.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978.
FRASER, Nancy. Justice interrupts. New York: Routledge, 1997.
FRASER, Nancy. Redistribuição ou reconhecimento? Classe e status na sociedade contemporânea. Interseções. v. 4, n. 1, p. 7-32, 2002.
FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A politicalphilosophical exchange. New York: Verso, 2003.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympo, 1981.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2010.
GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos Alfredo. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural na esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2005.
HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1979.
HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Relações raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed. 1992.
HASENBALG, Carlos; SILVA, Nelson do Valle. Origens e destinos. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.
HERINGER, Rosana. Ação afirmativa e a promoção da igualdade racial no Brasil: o desafio da prática. In: Angela R. Paiva (org.). Ação afirmativa na universidade: reflexão sobre experiências concretas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2004.
HENRIQUES, Ricardo. Raça e gênero nos sistemas de ensino. Brasília: Unesco, 2001.
HONNETH, Axel. A luta por reconhecimento. São Paulo: Editora 34, 2003.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MATTOS, Patrícia. A sociologia política do reconhecimento. São Paulo: Annablume 2006.
McADAM, Doug. Political process and the development of black insurgency. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.
MEAD, G. H. Mind, self and society. Chicago; University of Chicago Press, 1964.
MEDEIROS, Carlos Alberto. Na lei e na raça: legislação e relações raciais Brasil-Estados Unidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MELUCCI, Alberto. A invenção do presente. Petrópolis: Vozes, 2001.
NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Sumus, 2009.
OLIVEIRA, Nythamar. Affirmative action, recognition and self-respect: Axel Honneth and the phenomenological deficit of critical theory. Civitas. v. 9, n. 3, p. 369-385, 2009 <10.15448/1984-7289.2009.3.6897>.
PAIVA, Angela R. Católico, protestante, cidadão. Belo Horizonte: UFMG Ed. 2003.
PAIVA, Angela R. A difícil equação entre modernidade e desigualdade. Interseções, v. 6, p. 7-17, 2004.
PAIVA, Angela R. (org.). Entre dados e fatos: ação afirmativa nas universidades públicas brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2010.
PAIVA, Angela R. Ação afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, França e África do Sul. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
PEREIRA, Amauri M. Trajetórias e perspectivas do movimento negro brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
PETRUCCELLI, José Luis. A cor denominada: estudos sobre a classificação étnicoracial. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.
REIS, Elisa P. Elites agrárias, state building e autoritarismo. Dados, v. 25, n, 3, p. 331-348, 1982.
RIBEIRO, Carlos Antonio C. Classe, raça e mobilidade social no Brasil. Dados, v. 49, n. 4, p. 833-873, 2006 <10.1590/S0011-52582006000400006>.
RIBEIRO, Matilde. Políticas de promoção da igualdade racial no Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
SANSONE, Lívio. Cor, classe e modernidade em duas áreas da Bahia. Estudos Afro-Asiáticos, v. 23, n. 1, p. 143-173, 1993.
SANTOS, Augusto Sales. Educação: um pensamento negro contemporâneo. São Paulo: Paco Editorial, 2014.
SANTOS, Renato E. Racialidade e novas formas de ação social: o pré vestibular para negros e carentes. In: Renato Emerson dos Santos; Fátima Lobato (org.). Ações afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 127-153.
SANTOS, Wanderley G. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
SCHARTZMAN, Luisa F.; SILVA, Graziella M. Dias da. Unexpected narratives from multicultural policies: translations of affirmative action in Brazil. Journal of Latin American and Caribbean Ethnic Studies, v. 7, n. 1, p. 31-48, 2012 <10.1080/17442222.2012.658295>.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. In: Roberto Schwarz. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1992.
SEYFERTH, Giralda. Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo nas políticas de imigração e colonização. In: Marcos Chor Maio; Ricardo Ventura (orgs.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz Editora, 1996. p. 41-58.
SILVA, Nelson do Valle. Extensão e natureza das desigualdades raciais no Brasil. In: Antonio Sérgio Alfredo Guimarães; Lynn Huntley (orgs.). Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 33-51.
SOUZA, Jessé. A modernização seletiva. Brasília: Editora UnB, 2000.
TARROW, Sidney. Power in movement. New York: Cambridge University Press, 1998.
TAYLOR, Charles. The politics of recognition. In: Amy Gutmann (org.). Multiculturalism: examining the politics of recognition. Princeton: The Princeton University Press, 1994. p. 25-73.
TELLES, Vera S. Sociedade civil e a construção de espaços públicos. In: Eveline Dagnino (org.). Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 91-102.
VELHO, Gilberto. Violência, reciprocidade e desigualdade: uma perspectiva antropológica. In: Gilberto Velho; Marcos Alvito (orgs.). Cidadania e violência. Rio de Janeiro: FGV, 1996. p. 11-25.
WERNECK VIANNA, Luiz. A revolução passiva. Rio de Janeiro: Revan, 1997.
YOUNG, Iris M. Polity and group difference: a critique of the ideal of universal citizenship. Ethics, v. 99, n. 2, p. 250-274, 1989 <10.1086/293065>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El envío de originales para esta revista implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autoría para los artículos publicados son del autor, con derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores solamente podrán utilizar los mismos resultados en otras publicados indicando claramente esta revista como el medio de la publicación original. En virtud de ser una revista de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas, desde que se cite la fuente (por favor, vea a Licencia Creative Commons a pie de esta página).