Além da distribuição: A teoria ética da justiça de Honneth
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2015.4.22524Palabras clave:
Axel Honneth. Teoria da justiça. Distribuição. Reconhecimento. Liberdade. Democracia. Rawls.Resumen
Neste artigo, o autor considera a crítica que Axel Honneth formulou contra o modelo de justiça distributiva do qual Rawls é hoje um dos mais importantes representantes teóricos. Depois de ter delineado os três principais limites do “paradigma distributivo” (em termos de procedimentalismo, atomismo e estado-centrismo), o texto discute então o contra-modelo de teoria da justiça de Honneth. A teoria “ética” da justiça de Honneth consiste num “reconhecimento normativo” das “instituições de reconhecimento”, que permitem aos indivíduos experimentarem certas formas de “liberdade social” baseada no reconhecimento recíproco. Como conclusão, o autor trata de algumas das dificuldades associadas com a teoria “ética” da justiça de Honneth.
Descargas
Citas
Cohen, G. (2008), Rescuing Justice and Equality, Harvard University Press, Cambridge.
Fraser, N., Honneth, A. (2003), Redistribution or Recognition? A Political-Philosophical Exchange, Verson, London and New-York.
Habermas, J. (1998), Between Facts and Norms. Contributions to a Discourse Theory of Law and Democracy, MIT Press, Boston.
Hegel, G.W.F. (1991), Elements of the Philosophy of Right, Cambridge University Press, Cambridge.
Honneth, A. (2012), “The Fabric of Justice. On the Limits of Contemporary Proceduralism”, in The I in the We. Studies on the Theory of Recognition, Polity Press, Cambridge, p. 35-55.
Honneth, A. (2014), Freedom’s Right. The Social Foundations of Democratic Life, Columbia University Press, New-York.
Jütten, T. (2015), “Is the Market a Sphere of Social Freedom?”, Critical Horizons, vol. 16, n°2, p. 187-203.
Macpherson, C.B. (1973), Democratic Theory. Essays in retrieval, Clarendon Press, Oxford.
Miller, D. (2001), Principles of Social Justice, Harvard University Press, Cambridge.
Neuhouser, F. (2000), Foundations of Hegel’s social theory: actualizing freedom, Harvard University Press, Cambridge.
Pateman, C. (1988), The Sexual Contract, Stanford University Press, Stanford.
Polanyi, K. (1957), “The economy as instituted process”, in Polanyi, K., Arensberg, C. M., Trade and Market in the Early Empires, Chicago, p. 243-270.
Rawls, J. (1999), A Theory of Justice, Harvard University Press, Cambridge.
Sandel, M. (1982), Liberalism and the Limits of Justice, Cambridge University Press, Cambridge.
Taylor, C. (1985a), “Atomism’, in Philosophy and the Human Sciences. Philosophical Papers 2, Cambridge University Press, Cambridge, p. 187-210.
Taylor, C. (1985b), “The nature and scope of distributive justice”, in Philosophy and the Human Sciences. Philosophical Papers 2, Cambridge University Press, Cambridge, p. 289-317.
Okin, S. M. (1989), Justice, Gender and the Family, Basic Books, New-York.
Walzer, M. (1983), Spheres of Justice. A Defense of Pluralism and Equality, Basic Books, New-York.
Young, I.M. (1990), Justice and the Politics of Difference, Princeton University Press, Princeton.
Young, I.M. (2007), “Recognition of Love’s Labor. Reconsidering Axel Honneth’s Feminism”, in van den Brink, B., Owen, D. (ed.), Recognition and Power. Axel Honneth and the Tradition of Critical Theory, Cambridge University Press, Cambridge, p. 189-213.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El envío de originales para esta revista implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autoría para los artículos publicados son del autor, con derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores solamente podrán utilizar los mismos resultados en otras publicados indicando claramente esta revista como el medio de la publicación original. En virtud de ser una revista de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas, desde que se cite la fuente (por favor, vea a Licencia Creative Commons a pie de esta página).