Efeito-território: explorações em torno de um conceito sociológico

Autores/as

  • Luciana Teixeira Andrade PUC Minas
  • Leonardo Souza Silveira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.14295

Palabras clave:

Efeito-território. Favelas. Sociologia urbana. Desigualdade social.

Resumen

O efeito-território é compreendido na literatura sociológica como os benefícios ou prejuízos socioeconômicos que acometem alguns grupos sociais em função da sua localização no espaço social das cidades. A hipótese sociológica a respeito do efeito-território não pressupõe uma ação determinista do espaço sobre as relações sociais, mas investiga as inter-relações entre as características dos espaços (tais como infraestrutura urbana, vizinhança, oferta de serviços) e as características dos grupos sociais (perfil do grupo e a natureza das suas interações internas e externas). O presente artigo tem como objetivo discutir o possível efeito-território sobre a relação entre populações socialmente distantes a partir de uma pesquisa realizada em uma favela de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra, que tem como vizinhança bairros de média e alta rendas. Por meio desse caso, pretendemos levantar as principais questões acerca do tema e investigar se a proximidade física pode propiciar efeitos positivos ou negativos a essa população e a natureza das interações sociais entre os moradores dos bairros com os dafavela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Teixeira Andrade, PUC Minas

Doutora em Sociologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. Pesquisadora do CNPq, da Fapemig e do Observatório das Metrópoles. landrade@pucminas.br.

Leonardo Souza Silveira, UFMG

Mestrando em Sociologia pela UFMG. Bolsista CAPES. lssilveira@ymail.com

Publicado

2014-01-31

Cómo citar

Andrade, L. T., & Silveira, L. S. (2014). Efeito-território: explorações em torno de um conceito sociológico. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(2), 381–402. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.14295