Governança democrática da segurança pública: o caso da educação policial no Brasil

Autores/as

  • Paula Poncioni UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.1.12591

Palabras clave:

Governança. Política pública de segurança. Educação policial.

Resumen

Este artigo busca analisar a experiência de governança da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no sentido de direcionar, coordenar e avaliar as ações e metas propostas pelas políticas públicas na área da segurança para o incremento de um novo paradigma – o da segurança pública com cidadania – na chamada “educação policial”. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica compreendeu o exame da literatura, nacional e internacional, sobre polícia, profissionalismo, governança, políticas públicas e democracia. A pesquisa de campo envolveu basicamente o exame da documentação oficial da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça (Senasp/MJ), especialmente aquela dirigida à área de “educação policial”, produzida no período compreendido entre 2003 e 2010.

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Biografía del autor/a

Paula Poncioni, UFRJ

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Publicado

2013-08-08

Cómo citar

Poncioni, P. (2013). Governança democrática da segurança pública: o caso da educação policial no Brasil. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(1), 48–55. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.1.12591