Justificação, reconhecimento e justiça: Tecendo pontes entre Boltanski, Honneth e Walzer
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.1.11151Palabras clave:
teoria da justiça, reconhecimento, justificação, igualdade complexa, éticaResumen
Luc Boltanski, com Laurent Thévenot, propõe que a avaliação das con- tribuições sociais ocorre num contexto em que é necessário que cada um faça reconhecer o seu respectivo lugar nas economias de grandeza mediante justificação, onde uma diversidade de critérios valorativos será ponderada. Essa disputa em torno da justificação tem razoável proximidade com a luta pelo reconhecimento do desempenho (Leistung), que Axel Honneth coloca como terceira esfera em sua teoria do reconhecimento, na qual para além da igualdade da esfera do direito as diferenças se fariam justificadamente presentes. É passível de discussão como os horizontes de valores e de fins que permitem a avaliação da contribuição são partilhados: em Boltanski claramente divergentes e em Honneth aparentemente compartilhados, enquanto Michael Walzer supõe que os valores são compartilhados, mas enfatiza a necessidade de cuidadosa distinção das esferas de justiça a que em cada caso os valores são referidos. Essa distinção de esferas, aparentemente, pode permitir uma ponte com as cidades na proposição de Boltanski e com as esferas do reconhecimento da teoria de Axel Honneth. No texto nós nos propomos a explorar possíveis semelhanças e diferenças concepcionais dessas três proposições.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El envío de originales para esta revista implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autoría para los artículos publicados son del autor, con derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores solamente podrán utilizar los mismos resultados en otras publicados indicando claramente esta revista como el medio de la publicación original. En virtud de ser una revista de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas, desde que se cite la fuente (por favor, vea a Licencia Creative Commons a pie de esta página).