Affirmative action, recognition, self-respect: Axel Honneth and the phenomenological deficit of
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.3.6897Palavras-chave:
Ação afirmativa, Autorrespeito, Mundo da vida, Reconhecimento, Tecnologias sociais, Teoria críticaResumo
Enquanto concepções liberais redistributivas buscam corrigir e compensar as injustiças do passado, recorrendo a argumentos procedimentais reparativos em favor da justiça corretiva, os argumentos comunitaristas embasados no reconhecimento tendem a promover por meio de movimentos e lutas sociais pelo reconhecimento uma sociedade livre de preconceitos e desrespeito. Em sociedades democráticas em desenvolvimento, como o Brasil, a contribuição de Axel Honneth para os debates em curso sobre a Ação Afirmativa tem sido evocada, confirmando que a dialética do reconhecimento não se limita a procurar uma solução teórica para as desigualdades estruturais e econômicas que constituem algumas das suas mais graves patologias sociais, mas permite que as práticas de autorrespeito e de subjetivação desafiem todas as tecnologias de controle social, como apontado na crítica do poder de Foucault. O déficit fenomenológico da teoria crítica consiste, portanto, em reformular a crítica do poder com o intuito de desvelar as práticas do mundo da vida que resistem à dominação sistêmica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-20
Como Citar
Oliveira, N. de. (2009). Affirmative action, recognition, self-respect: Axel Honneth and the phenomenological deficit of. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 9(3), 369–385. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2009.3.6897
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).