O chamado pentecostal e o espírito do capitalismo

desejo e ética do trabalho de Deus em Gana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46820

Palavras-chave:

Chamado, Ética do trabalho religioso, Teologia econômica, Subjetivação, Pentecostalismo

Resumo

Neste artigo, examino a relação entre valor e virtude, utilidade e convicção, no pentecostalismo global por meio de uma análise econômico-teológica do chamado para o ministério. A avaliação clássica de Max Weber sobre Beruf (chamado, vocação, profissão) se preocupou com a transvaloração do ascetismo religioso em uma ética econômica secular no despontar da modernidade. Hoje, observamos um processo inverso: a transvaloração do terceiro espírito do capitalismo em uma ética do trabalho de Deus que se quer virtuosa, escatológica e profissional. Baseado em pesquisa etnográfica com o seminário de uma denominação transnacional de Gana, mostro como esse englobamento teológico do econômico é impulsionado por uma noção específica de chamado: fluida, desmistificada e associada a uma pedagogia do desejo.

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Biografia do Autor

Bruno Reinhardt, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutor em Antropologia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos; mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil. Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

Reinhardt, B. (2025). O chamado pentecostal e o espírito do capitalismo: desejo e ética do trabalho de Deus em Gana. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 25(1), e46820. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46820

Edição

Seção

Religião e economia: genealogias, fronteiras e limiares