Vozes que ecoam ancestralidade e resistências em coletâneas de autoria feminina negra contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.44774Palavras-chave:
Coletânea, Coletânea Louva Deusas, Coletânea Afro-Tons, Literatura de autoria feminina negra, AncestralidadeResumo
Este artigo pretende construir um diálogo estético, político e cultural entre duas obras da literatura negra de autoria feminina produzida no Brasil, num gênero bastante interessante que é a coletânea, em que se observa uma pulverização de vozes em torno de escritas feitas em escrevivência e encontros ancestrais. Os livros escolhidos são: Coletânea de Literatura Feminina Negra Louva Deusas (2012) e De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no Espírito Santo (2017). Acompanhando as circulações tanto das obras quanto das artistas, fomos percebendo que estas publicações figuraram como possibilidade de apresentar e divulgar novas escritoras, mas também vimos surgir experiências de emancipação subjetiva e econômica, num devir que é artístico e de enfrentamento a uma realidade de opressão e violências, na ressignificação de espaços, produzindo compartilhamentos em vozes múltiplas e contatos de fortalecimento de ancestralidade.
Downloads
Referências
Afro-Tons, org. 2017. De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Batista, Tamyres. 2017. A noite não adormece. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 45. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Bernardo, Teresinha. 2005. O candomblé e o poder feminino. Revista de Estudos da Religião 2: 1-21. Borges, Larissa. 2012. Mulher negra em frente ao espelho. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 34-35. São Paulo: Editora Independente.
Collins, Patricia H. 2019. O poder da autodefinição. In Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento, 179-216. São Paulo: Boitempo Editorial.
Collins, Patricia H., e Sirma Bilge. 2020. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo.
Costa, Claudia de L. 2002. O sujeito no feminismo: revisitando os debates. Cadernos Pagu 19: 59-90. https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000200004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000200004
Costa, Tatiana G. da. 2012. Afetividades. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 46. São Paulo: Editora Independente.
Crenshaw, Kimberle. 2002. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas 10 (1): 171-188. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011
Dionizio, Angela. 2017a. Filha de Nagô. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 131. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Dionizio, Mariana. 2017b. Carolina. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 72-3. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Evaristo, Conceição. 2020. A escrevivência e seus subtextos. In A escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, organizado por Constância L. Duarte e Isabella R. Nunes, 26-47. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte.
Fraser, Nancy. 1987. Que é crítico na Teoria Crítica? O argumento de Habermas e gênero. In Feminismo como crítica da modernidade, organizado por Seyla Benhabib e Drucilla Cornell, 38-65. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.
Hooks, bell. 2015. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Rev. Bras. Ciênc. Polít. 16: 193-210. https://doi.org/10.1590/0103-335220151608. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608
Hooks, bell. 2020. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante.
Louva Deusas, org. 2012. Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas. São Paulo: Editora independente.
Mata, Inocência. 2009. Pepetela: a releitura da história entre gestos de reconstrução. In Portanto... Pepetela, organizado por Rita Chaves e Tania Macêdo. São Paulo: Ateliê Editorial.
Miranda, Noelia .2017. Nota-se. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 92. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Munzanzu, Urânia. 2012. Benção dos ventos. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 27. São Paulo: Editora Independente.
Natália, Lívia. 2012. Obrigação. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 23. São Paulo: Editora Independente.
Natália, Lívia. 2012. Ainda tem gente com fome. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 22. São Paulo: Editora Independente.
Nascimento, Beatriz. 2022. Culturas em diálogo. In O negro visto por ele mesmo, organizado por Alex Ratts, 85-8. São Paulo: Ubu Editora.
Oliveira, João Manuel de. 2010. Os feminismos habitam espaços hifenizados. A localização e interseccionalidade dos feminismos. Ex aequo; revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 22: 25-39.
Oliveira Júnior, Lenivaldo Idalino de. 2017. Cadernos Negros: entre a arte literária e a luta pelos direitos da população negra brasileira (1978-1988). Dissertação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Queiróz, Ríssiani. 2017. Poesia 2. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 38-9. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Santos, Mileide. 2017. Vozes afro da pele. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticasd de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Toins, 78-9. Vitória: Ediçõs Me Parió Revolução.
Silva, Ana Rita S. da. 2010. Literatura de autoria feminina negra: (des)silenciamentos e ressignificações. Fólio – Revista de Letras 2 (1): 20-37.
Silva, Pollyane C. da. 2012. O que há se arder-me dentro do mar? In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 25. São Paulo: Editora Independente.
Santos, Artur Calos M. P. dos (Pepetela, pseud.). 1980. Mayombe. 5. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote
Simões, Claudia. 2012. Estou na terra da garoa. In Coletânea de literatura feminina negra Louva Deusas, organizado por Louva Deusas, 51. São Paulo: Editora Independente.
Vitório, Luiza. 2017. Referência. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 65. Vitória: Edições Me Parió Revolução.
Soares, Jaiara Dias. 2017. Apelo à Iemanjá. In De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo, organizado por Afro-Tons, 49. Vitória: Edições Me Parió Revolução.]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Civitas: revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).