Reflexos do isolamento social no período pandêmico para juventude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.41725

Palavras-chave:

Juventude, Entrevista narrativa, Isolamento social, Pandemia

Resumo

O artigo analisa os impactos da pandemia em jovens estudantes e egressos do ensino médio em escolas do Rio Grande do Sul. Com relatos de suas vivências no isolamento social, apreende-se quais questões são relevantes no referido momento. Realizaram-se 44 entrevistas online com jovens de 15 a 23 anos em três cidades: Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre, entre outubro de 2020 e abril de 2021. A questão-guia da análise foi a percepção sobre o período pandêmico para suas vidas. As entrevistas tiveram focos narrativos, abordando os temas autoanálise, ensino remoto, rearranjos familiares, mudanças no trabalho e formas de interação. Percebeu-se a mudança de padrões de sociabilidade, via de regra com percepção negativa sobre o atual momento, a dificuldade na mudança das relações presenciais para virtuais, em especial, no aspecto educacional, o sentimento de isolamento e as difi culdades financeiras.

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Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Rio Grande, RS, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil. Professor na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Gonçalves Severo, R. (2023). Reflexos do isolamento social no período pandêmico para juventude. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e41725. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.41725

Edição

Seção

Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia