Desafios da educação socioambiental na gestão educacional
Palavras-chave:
Educação ambiental, Transformação socioambiental, SustentabilidadeResumo
A preocupação com a crescente e acelerada degradação do meio ambiente e o comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras, ambos relacionados à ação humana, levaram ao surgimento da necessidade de estudar a interação do homem com o meio ambiente, com o intuito de formalizar estratégias por meio da Educação Ambiental Escolar, que sejam capazes de mobilizar e conscientizar os estudantes em relação aos seus hábitos e ao impacto destes na qualidade de vida do coletivo, no intuito de evidenciar uma consciência ecologia e um cuidado maior pelos nossos recursos naturais, antes que seja tarde demais. O objetivo deste trabalho foi identificar as percepções e ressaltar a importância da Educação Ambiental Escolar aos estudantes do Ensino Médio de uma escola privada, na cidade de Cachoeira do Sul/RS. A presente pesquisa utiliza-se da Educação Ambiental Escolar como uma ferramenta transformadora dentro de um contexto socioambiental, influenciando diretamente o comportamento dos estudantes. Este trabalho, de caráter exploratório, contou com a aplicação de questionário a fim de abordar os resultados de forma quantitativa e qualitativa, com ênfase na pesquisa participante. Este estudo foi realizado com 100 estudantes com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, oriundos do Ensino Médio de um colégio de ensino privado no município de Cachoeira do Sul/RS. Como resultados, cerca de 95% dos entrevistados acreditam ser possível que a sociedade possa continuar evoluindo e desenvolvendo-se economicamente em harmonia com as políticas de preservação ambiental. Conclui-se que a Educação Ambiental Escolar tem, sim, o poder de transformar os nossos estudantes em pessoas com percepção e consciência socioambiental, com a possibilidade de que, no futuro, tenhamos uma sociedade impregnada de valores e de conhecimento ético e ambiental.
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