Práticas de liderança em tempos de isolamento social
reflexões e breves relatos de práticas bem sucedidas
Palavras-chave:
educação, liderança, trabalho em equipeResumo
O papel das lideranças das organizações educacionais no contexto complexo da pandemia e do consequente isolamento social, exigiu práticas inusitadas e urgentes, de modo a garantir que todos os processos da organização funcionassem e a proposta de ensino e de aprendizagem alcançasse êxito. Importante destacar que uma organização não se constrói sem as pessoas que fazem a dinâmica dos processos se efetivarem. O desafio da gestão de pessoas foi significativamente ampliado nesse contexto. Alguns questionamentos nortearam as ações estratégicas das lideranças: como criar engajamento nas equipes de forma remota, por meios virtuais? Como é possível potencializar a comunicação e o relacionamento para criar proximidade com os diferentes públicos? Como dar direcionamento e cultivar o senso de propósito nos liderados? O objetivo deste artigo é possibilitar algumas reflexões sobre processos desencadeados no ambiente remoto das atividades escolares, sobre as experiências vivenciadas e tecer breves relatos de práticas que se mostraram bem sucedidas em ambiente remoto, no que tange ao alcance, à mobilização e à criação de engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar.
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