O desafio da inclusão
O processo em análise
Keywords:
Inclusão, Estudante com deficiência, Planejamento, Adaptação curricular, AvaliaçãoAbstract
O artigo aborda o tema da inclusão, analisando a prática dos docentes do Ensino Fundamental I no que diz respeito às experiências em sala de aula: planejamento, adaptação curricular e avaliação dos estudantes inclusos. O foco desta análise é a proposta inclusiva de um colégio particular de Educação Básica, situado no Sul do país e que possui aproximadamente 700 estudantes, dos quais 20 são estudantes de inclusão. Estudar este tema é relevante na medida em que as escolas precisam, cada vez mais, ressignificar suas práticas, qualificar suas ações, aprofundar o assunto e apresentar novas possibilidades para professores, estudantes e suas famílias. A pesquisa foi realizada a partir de leitura e análise bibliográfica sobre o assunto da inclusão escolar como um todo e sobre os aspectos pedagógicos, incluindo o planejamento, a adaptação curricular, a avaliação e a legislação, por meio da aplicação de questionário aos professores do Ensino Fundamental e análise dos dados levantados.
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