A pergunta do aluno como prática de aprendizagem
Keywords:
Educação. Pergunta do aluno. Aprendizagem. Pesquisa.Abstract
O presente artigo aborda a temática da pergunta do aluno em sala de aula como ponto de partida para a aprendizagem. Uma metodologia específica que busca o relevante nas relações educacionais, desencadeando a pesquisa, e por consequência uma forma significativa de aprender. Nesta perspectiva, as manifestações do aluno em relação a suas necessidades apresentam-se como uma forma de balizamento do trabalho do professor, que estando ciente delas, pode melhor direcionar a sua prática pedagógica, promovendo a formação do sujeito autônomo, capaz de melhor entender a sua realidade, numa educação contextualizada e transformadora.
Downloads
References
DEMO, Pedro. Pesquisa como Princípio Educativo na Universidade. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez (Org). A pesquisa em sala de aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
MANCUSO, Ronaldo (Org). Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
MORAES, Maria Cristina. Do ponto de interrogação ao ponto: a utilização dos recursos da internet na educação pela pesquisa. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez (Org). A pesquisa em sala de aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan G.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Aprender química: promovendo excursões em discursos da química. In: ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otávio A (Org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: UNIJUI, 2007.
OLIVEIRA, Alessandro Silva de; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Júri Químico: Uma Atividade Lúdica para Discutir Conceitos Químicos. In: Química Nova na Escola, n.21, maio 2005.
RAMOS, Maurivan Güntzel. A importância da problematização no conhecer e no saber em Ciências. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.). Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
RAMOS, Maurivan Güntzel; MORAES, Roque. A Avaliação em Química: Contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MALDANER, Otavio Aloisio (Org). Ensino de Química em Foco. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).