Com que tipo de letra manuscrita se há de alfabetizar?
Palavras-chave:
Escrita. Eficaz. Legível. Pragmático. Automatismo. Econômico.Resumo
Embora a escrita manual possa ter seus dias contados com o evento dos “laptops”, ainda é trabalho da escola ensiná-la. Trata-se de um cuidado necessário a fim de que a leitura daquilo que a pessoa escreve seja legível, portanto, passível de ser socializado. Defende-se que tal prática é facilitada quando a criança aprende a escrever a partir do formato “scripti”. Considera-se o seu uso vantajoso, pois, é através dele que o aluno adquire uma escrita de formato legível, somando-lhe rapidez no ato de escrever e apresentação de um visual de escrita isento de outros traços que o baralham. Desde que se saiba aproveitar o saber que a criança traz à escola a partir dos quatro anos, é possível ajudá-la a desenvolver tal habilidade. Ao chegar à escola, a criança de quatro a cinco anos, consegue comunicar-se pela fala e sabe garatujar. O escrever é posterior ao garatujar, porém já no período das garatujas a criança, livremente, dá traços em todas as direções, sem bloqueios, o que vem a justificar o uso do “scripti”. Os traçados das letras exigem a criação de hábitos facilitadores da rapidez ao escrever. A direção dos traçados da escrita é facilitada quando se seguem regras criadas para isso.
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Referências
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