Ser professor(a): breve apontamento sobre como desenvolver e manter uma postura ativa diante da realidade em crise
Keywords:
Formação. Educação. PráxisAbstract
Este apontamento propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, a formação do humano e as práticas pedagógicas. Pensar na Educação pressupõe criar estratégias de formação docente que possibilite a criação de uma escola transformadora e avessa à alienação que é excludente por excelência. A falta de formação inicial para a atuação no magistério se reflete no aluno. Isso posto, é necessário que pensemos no COMO SE APRENDE para que isso reflita no COMO SE ENSINA.
Downloads
References
AMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CARNEIRO, Roberto. Fundamentos da Educação e da Aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2001.
FABRE, Michel. Existem saberes pedagógicos? In: HOUSSAYE, Jean. et. al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FREIRE, Ana Maria Araujo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 67.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Scipione, 1991.
GÓMEZ, Pérez; SACRISTÁN, Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano Editora, 2003.
MEDEIROS, Silvio. ReLer ITALO CALV INO. Disponível em: <http://imprimis.arteblog.com.br/5869/ReLer-ITALO-CALVINO/>. Acesso em: 15 set. 2009.
MOSQUERA, Juan José Mouriño. Palestra proferia na XXXII Assembléia Geral da Maçonaria Simbólica do Brasil em 08 de julho de 2003. (Material elaborado e distribuído pelo autor aos alunos do Doutorado em Educação da PUCRS). Porto Alegre, 2009.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
WIKIMICROPÍDIA. Disponível em: <http://pt.micronations.wikia.com>. Acesso em: 20 ago. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).