Repensando e problematizando o estudo do corpo nas aulas de ciências e biologia
Keywords:
Corpo. Escola. Cultura.Abstract
Este artigo tem como propósito discutir e problematizar o estudo dos corpos nas aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, primeiramente, situamos o estudo dentro da perspectiva dos Estudos Culturais nas suas vertentes pós-estruturalistas. Dessa forma buscamos, nesta discussão, (re)pensar determinados saberes acerca dos corpos, entendendo-os não somente como materialidade biológica, mas como sendo construídos pela história e pela cultura.
Downloads
References
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H.. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003.
FELIPE, Jane. Erotização dos corpos infantis. In: LOURO, Guacira et al. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 53-65.
GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul/dez. 1997.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SANTOS, Luiz Henrique Sacchi dos. Pedagogias do corpo: representação, identidade e instâncias de produção. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). Século XXI: Qual conhecimento? Petrópolis: Vozes, 2000. p. 194-212.
______. Incorporando “outras” representações culturais de corpo na sala de aula. In: OLIVEIRA, Daisy Lara (Org.). Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 97-112.
______. O corpo que pulsa na escola e fora dela. In: RIBEIRO, Paula Regina et al. Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: FURG, 2007. p. 80-92.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria Cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOUZA, Nádia. O corpo como uma construção biossocial: implicações no ensino de Ciências. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. Rio Grande, FURG, 2007. p. 17-18.
VEIGA-NETO, A. A Didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 161-176, jun./dez. 2001.
______. Olhares... In: COSTA, M. (Org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 23-38.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).