Os jovens da educação de jovens e adultos e o currículo
Entre vozes, sentidos e ecos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Voz, JovensResumo
O artigo ancora-se na pesquisa realizada com jovens estudantes de uma escola confessional, da rede privada de ensino, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), e seus professores. O objetivo foi investigar, por meio da escuta, esses sujeitos da EJA e suas percepções sobre o currículo por eles vivenciados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada mediante a análise de documentos, observação do cotidiano escolar, grupo focal com os jovens estudantes e questionário aplicado aos professores. A pesquisa reflete sobre um currículo que se desdobra na articulação de propostas interativas tendo presentes as demandas trazidas pela realidade dos estudantes, sem perder a rigorosidade acadêmica. Os achados do estudo apontam para a valorização das práticas docentes que colaboram para a emancipação dos estudantes. Já em relação aos professores, além de manifestarem comprometimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido, apontam que, para além do espaço de socialização, a escola representa a oportunidade de um futuro melhor para os jovens. Com base nisso, o estudo ecoa sobre a potencialidade do currículo da EJA, na customização de propostas pedagógicas significativas a partir da matriz curricular da escola, que não é fechada. Espera-se, com essa investigação, contribuir para a abertura de outros espaços de escuta dos jovens e o desenvolvimento de propostas escolares numa perspectiva curricularmente inteligente.
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