Os jovens da educação de jovens e adultos e o currículo

Entre vozes, sentidos e ecos

Autores

  • Leia Raquel de Almeida
  • Miriam Pires Correa de Lacerda

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Voz, Jovens

Resumo

O artigo ancora-se na pesquisa realizada com jovens estudantes de uma escola confessional, da rede privada de ensino, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), e seus professores. O objetivo foi investigar, por meio da escuta, esses sujeitos da EJA e suas percepções sobre o currículo por eles vivenciados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada mediante a análise de documentos, observação do cotidiano escolar, grupo focal com os jovens estudantes e questionário aplicado aos professores. A pesquisa reflete sobre um currículo que se desdobra na articulação de propostas interativas tendo presentes as demandas trazidas pela realidade dos estudantes, sem perder a rigorosidade acadêmica. Os achados do estudo apontam para a valorização das práticas docentes que colaboram para a emancipação dos estudantes. Já em relação aos professores, além de manifestarem comprometimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido, apontam que, para além do espaço de socialização, a escola representa a oportunidade de um futuro melhor para os jovens. Com base nisso, o estudo ecoa sobre a potencialidade do currículo da EJA, na customização de propostas pedagógicas significativas a partir da matriz curricular da escola, que não é fechada. Espera-se, com essa investigação, contribuir para a abertura de outros espaços de escuta dos jovens e o desenvolvimento de propostas escolares numa perspectiva curricularmente inteligente.

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Biografia do Autor

Leia Raquel de Almeida

Pedagoga, especialista em Gestão Curricular Marista e Mestre em Gestão Educacional. 

Miriam Pires Correa de Lacerda

Formação e atuação em nota de rodapé Doutora em Educação pela UFRGS Pesquisadora e Professora Adjunta da Universidade FEEVALE.

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Publicado

2020-11-23

Como Citar

de Almeida, L. R., & Pires Correa de Lacerda, M. (2020). Os jovens da educação de jovens e adultos e o currículo: Entre vozes, sentidos e ecos. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39610. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/caderno-marista-de-educacao/article/view/39610

Edição

Seção

Artigos