Implementação das Matrizes Curriculares e os resultados de aprendizagem em avaliações externas
Um percurso de análise nas áreas de Linguagens e Matemática
Palavras-chave:
Resultados de aprendizagem, Matrizes Curriculares, Avaliação externaResumo
Este artigo apresenta a análise dos resultados de aprendizagem, em avaliações internas e externas, na etapa do Ensino Médio de um Colégio particular de Porto Alegre/RS, considerando uma possível mudança de resultados, a partir da implementação das Matrizes Curriculares do Brasil Marista. Por meio da análise de gráficos, de 2013 a 2016, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, buscou-se compreender as possíveis mudanças realizadas no currículo. Foram mapeados os desempenhos internos – indicadores de rendimento dos estudantes na escola – e externos – avaliação de larga escala (Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]). Os materiais empíricos de análise foram os dados comparativos dos gráficos de desempenho antes, durante e após a implementação do novo currículo. Como fonte complementar, utilizou-se, na análise empírica, as percepções da pesquisa dos concluintes do ano de 2016. Os resultados revelaram, na perspectiva de análise das avaliações, que a reestruturação curricular vem movimentando um trabalho intencional que repercute em resultados de aprendizagem externo e interno, avançando significativamente nas áreas de Linguagens, Matemática e Redação
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