De que forma o currículo pode motivar os estudantes para a aprendizagem escolar?
Palavras-chave:
Motivação, Aprendizagem, Currículo, InfânciasResumo
Este artigo busca refletir sobre os conceitos de motivação, aprendizagem e currículo e compreender de que forma o currículo pode interferir na motivação dos estudantes para a aprendizagem. A aprendizagem pode ser definida como a forma pela qual os sujeitos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e modificam o comportamento; é uma mudança relativamente estável do comportamento, de uma maneira mais ou menos constante, obtida por meio da experiência e da prática motivada. Portanto, motivação e aprendizagem estão interligadas. A pesquisa realizada traz uma reflexão sobre a importância de um currículo aberto, flexível e em movimento, aspectos reconhecidos como facilitadores da aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Referências
DELVAL, Juan. Crescer e pensar: a construção do conhecimento na escola. 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FERNANDEZ, Alícia. O saber em jogo. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LIMA, Elvira Souza. Currículo e desenvolvimento humano. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007).
LARROSA, Jorge; VEIGA-NETO, Alfredo. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Autêntica Editora, 2010.
LOURENÇO, Abílio Afonso; PAIVA, Maria Olímpia Almeida de. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, Porto, v. 15, p. 132-140, 10 ago. 2010. Disponível em: <www.cienciasecognicao.org>. Acesso em: 15 ago. 2010.
MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBAUS, Claus Dieter. A cognição e a afetividade no ato pedagógico: aspectos propositivos para a educação marista. In: BONHEMBERGER, Marcelo; MENTGES, Manuir José. Educação Marista: perspectiva e desafios. São Paulo: Ftd, 2016. p. 172-181.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Currículo uma reflexão sobre a prática. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
TROIS, Loide Pereira; MENTGES, Manuir. Infâncias: seus fazeres e saberes. In: BONHEMBERGER, Marcelo;
MENTGES, Manuir. Educação Marista: perspectiva e desafios. São Paulo: FTD, 2016. p. 183-193.
UNIÃO MARISTAL DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.