Compreensão matemática dos estudantes
Dificuldades, facilidades e sentimentos
Palavras-chave:
Aprendizagem, Competência, Dificuldade matemáticaResumo
A Matemática, muitas vezes, é citada como a Área de conhecimento mais complexa, mais difícil para os estudantes da Educação Básica. No geral, a cada ano, os estudantes apresentam mais dificuldades na aprendizagem matemática. As defasagens vão ficando cada vez maiores e não se efetiva o desenvolvimento de habilidades e de competências na área da Matemática. O presente artigo dialoga sobre sentimentos, aprendizagem, competência e dificuldade matemática, na busca de alternativas para resolver o cenário de resultados abaixo do básico em avaliações externas. Partindo de entrevista com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, definem-se categorias de análise na busca da compreensão do problema. O intuito é cuidar da vida relacionada à Matemática do dia a dia, cuidar da formação do estudante e pensar em ferramentas do conhecimento efetivo que estão a serviço da aprendizagem para o desenvolvimento de competências da Matemática. Para a construção das mudanças necessárias no fazer Matemática, precisa-se de escuta, do olhar cuidadoso ao itinerário de aprendizagem e do respeito à trajetória do estudante para a construção de seu conhecimento.
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Referências
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