Construindo conhecimento a partir dos problemas e desafios da atualidade
Palavras-chave:
Educando, Protagonismo, Aprendizagem, TransformaçãoResumo
Numa sociedade que passa por profundas e rápidas transformações, é natural que surjam muitos problemas em decorrência da derrubada de valores e pilares que deram sustentação à vida em sociedade ao longo dos séculos e milênios, tais como a religião, a família e o respeito à autoridade. Os problemas são inegáveis e podem ser vistos nos noticiários e nos relatos dos educadores. Entretanto, problematizar para levar o indivíduo a construir seu próprio conhecimento tem sido uma prática bastante recomendada por renomados teóricos da educação e bastante usada nas escolas. O que propomos, no presente artigo, é que o indivíduo da atualidade não seja confrontado com problemas fictícios, criados pela mente criativa do educador, mas com os problemas reais e próprios de seu cotidiano e seja desafiado a ser protagonista no processo da sua própria aprendizagem, sendo capaz de produzir melhores condições de vida para si próprio e para a coletividade.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Liquida. Tradução de Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahan, 2001.
DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
GONÇALVES, Elias Rocha. A pedagogia do encantamento: novo paradigma da educação para o século XXI. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Instituto Brasileiro de Educação e Cultura, 2008.
GOULART, Denise Fernandes; MARCHESE, Maria Letizia. Um foco pedagógico na ação pedagógica: relato de uma experiência. Curitiba: Intersaberes, 2014. Série Psicopedagogia.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A, 2002.
MAIA, Christiane Martinatti. Intervenção Psicopedagógica Institucional. Canoas: Ulbra, 2008
NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012. Série Psicopedagogia.
TEIXEIRA, Ana Cristina Sofiatt et al. A gestão pedagógica da mudança. In: MENTGES, Manuir José et al. Vivências curriculares em tempo de mudança: compartilhando experiências, aprendizagens e ressignificações. Porto Alegre: CMC, 2016. p. 22-31
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.