É Possível uma Pedagogia do Amor na Educação Inclusiva?
Palavras-chave:
Palavras-chave: Amor. Pedagogia Marista. Educação Inclusiva.Resumo
O principal objetivo do presente artigo consiste em uma análise bibliográfica o quão é possível obter atualmente uma Pedagogia do Amor com os estudantes de uma educação inclusiva, dentro de uma sala de aula. Partiu-se dos pressupostos teóricos que contemplam Bauman (2003), Bonhemberger, Mentges (2016), Desaulniers (2011), Estaún (2014), Freire (1996), Furet (1989), Juliatto (2013), Maraschin (2006), Teixeira (2004), Diretrizes da Educação Inclusiva da Rede Marista, Projeto Educativo do Brasil Marista e da Subcomissão Interamericana de Solidariedade, entre outros. Ultimamente, se percebe muitas diversidades, famílias com outras prioridades e uma demanda de inclusões e exclusões de estudantes dentro de uma sala, e um educador preocupado em atender todos os estudantes em situações diversificadas. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório a partir da técnica de pesquisa bibliográfica. Os capítulos mencionam a compreensão conceitual acerca de Pedagogia e de Amor, a formação integral e a inclusão deste estudante em meio a esta diversidade toda. O resultado deste artigo é mostrar o quanto a Pedagogia do Amor influencia na vida escolar dos estudantes, contribuindo para sua inclusão na sociedade. Esta pedagogia é um jeito singular de educar, que consiste no cuidado e no amor para este ensinar aos alunos de inclusão. A escola que desenvolve sua aprendizagem de maneira mais abrangente com uma pedagogia embasada no amor tem a possibilidade de preparar seu estudante para a vida e não só para os conhecimentos acadêmicos. Por esta compreensão, se observa que é necessário rever processos, aprimorar saberes, sair da acomodação para construir novos conhecimentos e novas aprendizagens. Por isto, é imprescindível ao educador a ousadia e do estudante a coragem e a dedicação para que, através da educação, possam transformar em qualquer espaço que estiverem.
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