A potência dos grupos na escola
Espaço de encontros e transformações
Palavras-chave:
grupos, juventudes, escola, protagonismo, projeto de vidaResumo
O presente relato de experiência busca refletir sobre a potência do trabalho com diferentes grupos na escola, apresentando um breve relato do histórico e funcionamento de quatro grupos de jovens: Pastoral Juvenil Marista, Voluntariado, Grêmio Estudantil e Clube de Relações Internacionais. As práticas, envolvem estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, no Colégio Marista Graças, em Viamão- RS, e expressam a pluralidade dessas juventudes. Percebe-se que o vínculo entre os membros do grupo e o ambiente seguro em que estão inseridos permitem que os jovens experimentem novos olhares, e, com isso, novas formas de relação, levando estes aprendizados para outros espaços, como família, amigos e escola, transformando-se a si mesmos e os contexto onde vivem.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
DAYRELL, Juarez. A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
FREIRE, Madalena. O que é um grupo. [S. l.; s. n.], 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Matriz de Referência ENEM. Brasília: MEC, 2019.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.19 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2011.
ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.
REDE MARISTA. Programa voluntariado. 2. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2016.
REDE MARISTA. Serviço de Pastoral: identidade, metodologia e compromissos. 1. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.
REDE MARISTA. Posicionamento Juventudes: Nosso jeito de compreender e atuar junto aos jovens contemporâneos. 1. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.
REDE MARISTA. Posicionamento Projeto de vida: A construção da integralidade da pessoa. 1. ed. Porto Alegre: Rede Marista, 2018.
REDE MARISTA. Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista: Secretariado Interprovincial Marista. São Paulo: FTD, 2006.
RALPH. Seja um Voluntario. Zero Hora, Porto Alegre, 2018.
SEIXAS, Raul. Carpinteiro do Universo. São Paulo: Gravadora WeA, 1989. SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T. (org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 14ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 73-102.
UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, 1998.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.