A pergunta do aluno como prática de aprendizagem
Palavras-chave:
Educação. Pergunta do aluno. Aprendizagem. Pesquisa.Resumo
O presente artigo aborda a temática da pergunta do aluno em sala de aula como ponto de partida para a aprendizagem. Uma metodologia específica que busca o relevante nas relações educacionais, desencadeando a pesquisa, e por consequência uma forma significativa de aprender. Nesta perspectiva, as manifestações do aluno em relação a suas necessidades apresentam-se como uma forma de balizamento do trabalho do professor, que estando ciente delas, pode melhor direcionar a sua prática pedagógica, promovendo a formação do sujeito autônomo, capaz de melhor entender a sua realidade, numa educação contextualizada e transformadora.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Pesquisa como Princípio Educativo na Universidade. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez (Org). A pesquisa em sala de aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
MANCUSO, Ronaldo (Org). Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
MORAES, Maria Cristina. Do ponto de interrogação ao ponto: a utilização dos recursos da internet na educação pela pesquisa. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez (Org). A pesquisa em sala de aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan G.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Aprender química: promovendo excursões em discursos da química. In: ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otávio A (Org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: UNIJUI, 2007.
OLIVEIRA, Alessandro Silva de; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Júri Químico: Uma Atividade Lúdica para Discutir Conceitos Químicos. In: Química Nova na Escola, n.21, maio 2005.
RAMOS, Maurivan Güntzel. A importância da problematização no conhecer e no saber em Ciências. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.). Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
RAMOS, Maurivan Güntzel; MORAES, Roque. A Avaliação em Química: Contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MALDANER, Otavio Aloisio (Org). Ensino de Química em Foco. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.