Repensando e problematizando o estudo do corpo nas aulas de ciências e biologia
Palavras-chave:
Corpo. Escola. Cultura.Resumo
Este artigo tem como propósito discutir e problematizar o estudo dos corpos nas aulas de Ciências e Biologia. Para tanto, primeiramente, situamos o estudo dentro da perspectiva dos Estudos Culturais nas suas vertentes pós-estruturalistas. Dessa forma buscamos, nesta discussão, (re)pensar determinados saberes acerca dos corpos, entendendo-os não somente como materialidade biológica, mas como sendo construídos pela história e pela cultura.
Downloads
Referências
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H.. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003.
FELIPE, Jane. Erotização dos corpos infantis. In: LOURO, Guacira et al. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 53-65.
GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul/dez. 1997.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SANTOS, Luiz Henrique Sacchi dos. Pedagogias do corpo: representação, identidade e instâncias de produção. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). Século XXI: Qual conhecimento? Petrópolis: Vozes, 2000. p. 194-212.
______. Incorporando “outras” representações culturais de corpo na sala de aula. In: OLIVEIRA, Daisy Lara (Org.). Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 97-112.
______. O corpo que pulsa na escola e fora dela. In: RIBEIRO, Paula Regina et al. Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: FURG, 2007. p. 80-92.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria Cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOUZA, Nádia. O corpo como uma construção biossocial: implicações no ensino de Ciências. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. Rio Grande, FURG, 2007. p. 17-18.
VEIGA-NETO, A. A Didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 161-176, jun./dez. 2001.
______. Olhares... In: COSTA, M. (Org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 23-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.