Uma análise baseada em Fairclough das estratégias persuasivas nos discursos de Trump e Biden
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44170Palavras-chave:
análise crítica do discurso, repetição , criatividade, intertextualidadeResumo
Este estudo investiga os discursos inaugurais proferidos por Trump e Biden em termos do método tridimensional de CDA de Fairclough (1995). Ele destaca a ligação entre a análise micro e macro do discurso, considerando a repetição, a criatividade e a intertextualidade como as principais estratégias persuasivas empregadas por ambos os líderes políticos para fazer com que seu público acredite em suas ideias. O estudo também esclarece em que medida Trump e Biden variam no uso dessas estratégias persuasivas em associação com a distribuição de poder e as posições ideológicas. Os resultados mostram como o uso de pronomes por Trump e a tematização do “povo” criam um certo tipo de unidade marcada por devoção e lealdade. Trump consegue retratar os Estados Unidos como uma nação afligida por um aumento da criminalidade e uma queda na economia por meio de suas metáforas e expressões negativas. Além disso, ao usar apenas citações da Bíblia, Trump se apresenta como sendo restrito apenas por Deus, em vez de reverenciar o passado. Em contraste, a filosofia liberal de Biden é evidente em seu uso frequente de pronomes e sua visão de unidade que agrupa todas as pessoas como cidadãs do país. Ele é muito habilidoso em retratar uma visão otimista do futuro da América por meio de suas metáforas de luz e sua retórica positiva. Biden enfatiza a ideia de que o desacordo faz parte da democracia. No entanto, o desacordo não deve levar à desunião. Biden tende a usar mais intertextualidade em seu discurso do que Trump, já que sua ideologia depende de aceitar o outro, independentemente de sua atitude política
Downloads
Referências
Ahmed, H. R., & Amir, S. (2021). Speech Act Analysis of the Joseph R. Biden, Jr.’s Inaugural Address on 20th of January 2021 as the 46th President of the USA. Electronic Research Journal of Social Sciences and Humanities, 3, 43–55.
Alexander, J. (2015). The Major Ideologies of Liberalism, Socialism, and Conservatism. Political Studies, 63(5), 980–994. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9248.12136
Allen, D. R. (2004). Customer Satisfaction Research Management: A Comprehensive Guide to Integrating Customer Loyalty and Satisfaction Metrics in the Management of Complex Organizations. Quality Press.
Austermühl, F. (2014). The Great American Scaffold: Intertextuality and Identity in American Presidential DOI: https://doi.org/10.1075/dapsac.53
Discourse (Vol. 53). John Benjamins.
Bramley, N. R. (2001). Pronouns of Politics: The Use of Pronouns in the Construction of ‘self’ and ‘other’ in Political Interviews. [Doctoral dissertation, Australian National University]. Open Research Library.https://openresearchrepository.anu.edu.au/bitstream/1885/46225/6/02-whole.pdf
Biden, J. R., Jr. (2021). Inaugural Address by President Joseph R. Biden, Jr. The White House. https://www.whitehouse.gov/briefing-room/speeches-remarks/2021/01/20/inaugural-address-by-president-joseph-r-biden-jr/
Blommaert, J., & Mesthrie, R. (2005). Discourse: A Critical Introduction (Vol. 10). Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511610295
Campbell, K. K., & Jamieson, K. H. (1990). Deeds Done in Words: Presidential Rhetoric and the Genres of Governance. University of Chicago Press.
Carter, R., & McCarthy, M. (2004). Talking, Creating: Interactional Language, Creativity, and Context. Applied Linguistics, 25(1), 62–88. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/25.1.62
Charteris-Black, J. (2018). Analyzing Political Speeches: Rhetoric, Discourse and Metaphor. Bloomsbury.
Chung, C. J., & Park, H. W. (2010). Textual Analysis of a Political Message: The Inaugural Addresses of Two Korean Presidents. Social Science Information, 49(2), 215–239. DOI: https://doi.org/10.1177/0539018409359370
Cook, R. (2021). America Votes 34: 2019-2020, Election Returns by State (Vol. 34). CQ Press. DOI: https://doi.org/10.4135/9781071825174
Delgado, J. A. (2021). Metaphor in Political Discourse: A Speech Case Study of the Incoming 46th US President Joe Biden. Universidad de Salamanca. Fairclough, N. (1992). Discourse and Social Change. Polity Press.
Fairclough, N. (1995). Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. Longman.
Fairclough, N. (2006). Tony Blair and the Language of Politics. Open Democracy. https://www.opendemocracy.net/en/blair_language_4205jsp/
Gee, J. P. (2010). An Introduction to Discourse Analysis. Theory and Method. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203847886
Ghani, N. A., & Hussain, M. S. (2021). Application of Fairclough’s Model on Joe Biden’s Victory Speech: Corpus Assisted Analysis of New US Vision Versus World Voices. Psychology and Education, 58(2), 10168–10181.
Ghazani, A. Z. (2016). Study of Persuasive Strategies in Selected American Presidential Speeches. International Journal of Humanities and Social Sciences, 3(2), 631–647.
Goethals, G. R. (2017). Almost “Nothing New Under the Sun”: American Politics and the Election of Donald Trump. Leadership, 13(4), 413–423. DOI: https://doi.org/10.1177/1742715017724533
Grossmann, M., & Hopkins, D. A. (2016). Asymmetric Politics: Ideological Republicans and Group Interest Democrats. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190626594.001.0001
Hakansson, J. (2012). The Use of Personal Pronouns in Political Speeches: A Comparative Study of the Pronominal Choices of Two American Presidents. Linnaeus University.
Halliday, M. A. K. (2008). An Introduction to Functional Grammar. Foreign Language Teaching and Research Press.
Halliday, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. (2010). An Introduction to Functional Grammar (3rd ed.). Hodder Education.
Huddleston, R., & Pullum, G. (2005). The Cambridge Grammar of the English Language. Zeitschrift für Anglistik und Amerikanistik, 53(2), 193–194. DOI: https://doi.org/10.1515/zaa-2005-0209
Johnson, M., & Lakoff, G. (1980). The Metaphorical Structure of the Human Conceptual System. Cognitive Science, 4(2), 195–208. DOI: https://doi.org/10.1207/s15516709cog0402_4
Kovecses, Z. (2010). Metaphor: A Practical Introduction. Oxford University Press.
Richardson, J. (2007). Analysing Newspapers: An Approach from Critical Discourse Analysis. Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-230-20968-8_7
Schmid, H. J., & Ungerer, F. (2013). An Introduction to Cognitive Linguistics. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315835396
Sigelman, L. (1996). Presidential Inaugurals: The Modernization of a Genre. Political Communication, 13(1), 81–92. DOI: https://doi.org/10.1080/10584609.1996.9963096
Tannen, D. (2007). Talking Voices: Repetition, Dialogue, and Imagery in Conversational Discourse (Vol. 26). Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511618987
Thompson, G. (2014). Introducing Functional Grammar (3rd ed.). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203785270
Trump, D. (2017). Inaugural Address. The White House.
Van Dijk, T. A. (2008). Critical Discourse Analysis and Nominalization: Problem or Pseudo-Problem? Discourse & Society, 19(6), 821–828. DOI: https://doi.org/10.1177/0957926508095897
Van Dijk, T. A. (2013). Ideology and Discourse. In M. Freeden, L. T. Sargent, & M. Stears. The Oxford Handbook of Political Ideologies (pp. 175–196). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199585977.013.007
Vigil, T. R. (2013). George W. Bush’s First Three Inaugural Addresses: Testing the Utility of the Inaugural Genre. Southern Communication Journal, 78(5), 427–446. DOI: https://doi.org/10.1080/1041794X.2013.847479
Wodak, R. (2011). Critical Linguistics and Critical Discourse Analysis. Discursive Pragmatics, 8, 50–70. DOI: https://doi.org/10.1075/hoph.8.04wod
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.