Integrando o Ensino Baseado em Tarefas e Pragmática
Algumas ideias práticas
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.42606Palavras-chave:
ensino de línguas baseado em tarefas, pragmática, plano de aula, CLILResumo
O Task-based Language Teaching (TBLT), ou Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, em português, exige de seu aluno desenvoltura pragmática, porque privilegia interações comunicativas autênticas. Entretanto, muito pouco foi escrito sobre como combinar TBLT com pragmática em contextos de ensino. Este artigo oferece dois planos de aula que consideram tanto o TBLT quanto um aspecto pragmático específico, os atos de fala, com o objetivo de proporcionar ideias práticas para serem adaptadas a diferentes contextos. A situação contemplada no artigo considera como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental falantes nativos de português de uma escola pública bilíngue, que adota o Content and Language Integrated Learning (CLIL). A disciplina é Ciências, e a aula é ministrada em inglês. As duas aulas são baseadas em uma versão adaptada de uma aula online assíncrona planejada e ministrada por mim em setembro de 2020, durante o surto de pandemia COVID-19.
Downloads
Referências
Bygate, M., Skehan, P., & Swain, M. (2001). Introduction. In M. Bygate, P. Skehan, & M. Swain (Eds.), Researching pedagogic tasks: second language leaning, teaching and testing (pp. 1-20). Pearson.
Do Coyle, P. H., & Marsh, D. (2010). CLIL: Content and Language Integrated Learning. Cambridge University Press.
Ellis, R. (2009). Task-based language teaching: sorting out the misunderstandings. International Journal of Applied Linguistics, 19(3), 221-246. https://doi.org/10.1111/j.1473-4192.2009.00231.x
Ellis, R. (2013). Task-based language teaching: Responding to the critics. University of Sydney Papers in TESOL, 8, 1-27. https://web.p.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=18343198&AN=91951812&h=LiEkWNYMJC8y4hBON%2b4pVjGMiddXWAhNU%2bisywi%2fCM%2fZ%2bMDpqfrP4ty9T9hW7yrDihGbIL3xrpEtk%2fN70DjRBw%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d18343198%26AN%3d91951812
Figueiredo, F. J. Q. de. (2019). Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. Parábola.
Freeman, D. L., & Anderson, M. (2011). Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford University Press.
Huang, Y. (2006). Pragmatics. Oxford University Press.
O’Keeffe, A., Clancy, B., & Adolphs, S. (2011). Introducing pragmatics in use. Routledge.
Kim, M. Lee, H, & Kim, Y. (2018). Learning of Korean honorifics collaborative tasks: Comparing heritage and foreign language learners. In N. Taguchi, & Y. Kim (Eds.), Task-Based Approaches to Teaching and Assessing Pragmatics (pp. 28-54). John Benjamins Publishing Company.
Nunan, D. (2003). Practical English language teaching. McGrwa-Hill.
Oliveira, W. (2018). Linguística e ensino. In M. E. Martelotta (Ed.), Manual de linguística (pp. 235-242). Contexto.
Richards, J. C., & Rodgers, T. S. (2016). Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge University Press.
Richards, J. C. (2015). Key issues in language teaching. Cambridge University Press.
Taguchi, K. (2018). Task-bases approaches to teaching and assessing pragmatics: An overview. In N. Taguchi, & Y. Kim (Eds.), Task-Based Approaches to Teaching and Assessing Pragmatics (pp. 1-23). John Benjamins Publishing Company.
Willis, D., & Willis, J. (2009). Doing task-based teaching. Oxford University Press.
Wilson, V. (2018). Motivações pragmáticas. In M. E. Martelotta (Ed.). Manual de linguística. Contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.