Como promover a consciência pragmática e evitar o fenômeno da fossilização por meio de atividade de dramatização nas aulas de inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.41723

Palavras-chave:

consciência pragmática, teoria da polidez, fenômeno da fossilização, atividade de dramatização

Resumo

Mesmo após dedicarem uma vida inteira estudando uma língua estrangeira para adquirir a tão sonhada fluência, muitas pessoas estão sujeitas a esbarrar em determinado conteúdo gramatical e não avançar, apesar dos esforços e da quantidade de input linguístico oferecido na sala de aula. Infelizmente, para a grande maioria que persiste no desejo de falar igual a um nativo de L2, a falta de habilidade em analisar e sintetizar os elementos linguísticos faz com que persistam nos mesmos erros, estabelecendo um fenômeno chamado Fossilização no processo de aprendizagem. A Fossilização pode ocorrer em qualquer nível do processo de aprendizagem e os erros cometidos pelos estudantes parecem ser similares de indivíduo para indivíduo. No intuito de evitar esse processo no que tange à habilidade de se comunicar pragmaticamente, este artigo tem, por objetivo, sugerir uma atividade de dramatização envolvendo estratégias que promovam a consciência pragmática da teoria da polidez.

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Biografia do Autor

Patrícia Flasmo de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Oliveira, P. F. de. (2021). Como promover a consciência pragmática e evitar o fenômeno da fossilização por meio de atividade de dramatização nas aulas de inglês como língua estrangeira. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 12(1), e41723. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.41723

Edição

Seção

Artigos