Como promover a consciência pragmática e evitar o fenômeno da fossilização por meio de atividade de dramatização nas aulas de inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.41723Palavras-chave:
consciência pragmática, teoria da polidez, fenômeno da fossilização, atividade de dramatizaçãoResumo
Mesmo após dedicarem uma vida inteira estudando uma língua estrangeira para adquirir a tão sonhada fluência, muitas pessoas estão sujeitas a esbarrar em determinado conteúdo gramatical e não avançar, apesar dos esforços e da quantidade de input linguístico oferecido na sala de aula. Infelizmente, para a grande maioria que persiste no desejo de falar igual a um nativo de L2, a falta de habilidade em analisar e sintetizar os elementos linguísticos faz com que persistam nos mesmos erros, estabelecendo um fenômeno chamado Fossilização no processo de aprendizagem. A Fossilização pode ocorrer em qualquer nível do processo de aprendizagem e os erros cometidos pelos estudantes parecem ser similares de indivíduo para indivíduo. No intuito de evitar esse processo no que tange à habilidade de se comunicar pragmaticamente, este artigo tem, por objetivo, sugerir uma atividade de dramatização envolvendo estratégias que promovam a consciência pragmática da teoria da polidez.
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